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Educação Ceará

Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica por meio de recursos digitais

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março próximo, a Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede pública e...

23/02/2023 16h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
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A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março próximo, a Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede pública estadual. A ação tem o objetivo de mensurar os conhecimentos e habilidades dos estudantes e assim possibilitar a melhoria da qualidade do ensino por meio de estratégias direcionadas. O diferencial, nesta edição, é a utilização de dispositivos digitais, como tablets e computadores, para a resolução das provas.

Os equipamentos compõem o parque tecnológico das escolas estaduais cearenses, que foi amplamente renovado pela Secretaria em 2022. Em algumas unidades de ensino, foram também usados os tablets entregues pelo Governo do Ceará aos estudantes do Ensino Médio a partir do ano de 2021.

O exame é feito em um sistema online, que fornece o resultado imediatamente após o término das questões. As vantagens desta forma de avaliar vão desde a contenção de gastos com papel à economia de tempo com a correção dos testes. Com isso, os professores passam a dispor de informações relativas à aprendizagem dos alunos em tempo curto, o que favorece o planejamento de estratégias com foco na recomposição dos saberes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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Os próprios jovens também relatam benefícios com esta maneira de fazer prova, como relata Stela Raíssa Marques, que faz a 1ª série do curso técnico em Redes de Computadores na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Gerardo Cristino de Menezes, em Coreaú.

“A experiência foi incrível. Eu observei o quão empolgados os alunos estavam com essa nova forma de aliar a tecnologia ao mundo escolar. Hoje em dia usamos da tecnologia para quase tudo nas nossas vidas, já que ela abrange todos os setores da sociedade. Assim, é mais do que importante desfrutar dela para a aprendizagem. Adorei saber na hora o resultado do teste, pois isso permite não só o professor avaliar a turma, mas também os próprios alunos se avaliarem, sabendo no que precisam melhorar”, explica.

Equidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O professor Nilson Gomes, coordenador da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor José Teles de Carvalho, em Brejo Santo, ressalta que os recursos digitais contribuem de forma decisiva para a execução de atividades pedagógicas, com destaque para a inclusão digital com equidade. Nilson esteve à frente da aplicação da Avaliação Diagnóstica na unidade de ensino.

“Mediante os resultados dessas avaliações digitais, os professores, coordenadores e o diretor podem tomar decisões pedagógicas de ensino e adotar metodologias mais assertivas no tocante à recomposição das aprendizagens por série, disciplina e aluno. A gestão escolar orientou todos os professores sobre a conscientização da realização e monitoramento dessas avaliações diagnósticas”, considera.

Ainda conforme Nilson Gomes, a escola adotou uma política de incentivo para que os estudantes realizem a Avaliação Diagnóstica, inserindo pontos nas médias dos alunos que participassem do processo de forma responsável e comprometida, independentemente do resultado.

“Dessa forma, esperamos que os desempenhos alcançados pelos alunos em todas as séries, sejam os mais verdadeiros e coerentes possíveis com a realidade de suas aprendizagens, para que a escola tome decisões pautadas cada vez mais na recomposição das aprendizagens que cada aluno necessita, promovendo uma educação pública de qualidade para todos”, argumenta.

Sobre a Avaliação

A Avaliação Diagnóstica busca mensurar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades a fim de detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Os resultados serão analisados internamente, em cada escola, e possibilitarão a redefinição dos rumos do trabalho pedagógico, de forma direta, na perspectiva de que as mudanças auxiliem no processo de consolidação de competências básicas de todos os estudantes.

A iniciativa ocorre por meio da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade), da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) e do Programa Cientista Chefe em Educação.

Estão sendo avaliados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

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