A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) destinará R$ 46 milhões para investimentos pelos 12 centros de ensino já instalados, por meio da terceira edição do Programa Qualifica Udesc. Será, novamente, a maior descentralização de recursos na história da instituição – a segunda edição do programa, no ano passado, repassou R$ 40 milhões.
Os valores distribuídos pela Reitoria serão usados para demandas de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, conforme as prioridades dos centros.
O reitor, Dilmar Baretta, o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e os pró-reitores da Gestão 2020-2024 da Udesc visitarão todos os campi para lançar a iniciativa em reuniões presenciais com diretores, chefes de departamento, coordenadores e convidados das direções-gerais.
Reuniões nas unidades
A primeira visita ocorreu nesta sexta-feira, 17, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. Participaram o reitor Baretta, os pró-reitores Alex Fabrin (Planejamento) e Alfredo Balduíno Santos (Extensão, Cultura e Comunidade), e o diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto, entre outros gestores e servidores do centro de ensino e da Reitoria.
“Superar mais uma vez o recorde de repasse para investimentos descentralizados mostra o quanto a Reitoria da Udesc tem trabalhado para possibilitar um número maior de ações nos centros, sempre em busca da excelência em ensino, pesquisa e extensão, além de aprimorar as práticas de gestão, em toda a universidade”, enfatiza o reitor Baretta.
O vice-reitor Coelho elogia os trabalhos dos setores envolvidos na terceira edição do Qualifica Udesc. “É importante notar que a liberação antecipada dos recursos em 2022 já foi rápida, em abril, e agora isso está sendo viabilizado em fevereiro, dando um tempo ainda maior para planejar, licitar e contratar serviços e produtos nos centros, além de empenhar e liquidar os valores de pagamento.”
Critérios
O pró-reitor de Planejamento, Alex Fabrin, destaca que a distribuição de recursos do Qualifica entre os centros da Udesc seguiu critérios técnicos da Matriz OCC, metodologia adotada pelo Ministério da Educação (MEC) no repasse às universidades federais, considerando a complexidade dos cursos e o número de estudantes.
A iniciativa faz parte do projeto “Infraestrutura e investimento planejados para a excelência”, previsto no Planejamento Estratégico da Udesc para a Gestão 2020-2024, dentro da ação que prevê a criação de políticas institucionais com esse objetivo.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas