Na tarde da última quinta-feira (9), o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, esteve reunido com a secretária da Saúde, Tânia Mara, para propor, por meio de parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), a criação de um Centro de Saúde do Atleta, por meio de um programa de residência médica e multiprofissional, no Centro de Formação Olímpica (CFO).
“Apresentamos a proposta para a secretária ter ciência do alcance desse projeto para nossos atletas. Queremos expandir os atendimentos médicos levando o melhor da medicina para o esporte”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.
Na reunião, o coordenador do Ambulatório de Traumatologia e Medicina do Esporte do HGF, Dr. Cesar Cima, apresentou a proposta do Centro de Saúde do Atleta. “A reunião teve como objetivo avaliar uma proposta de parceria da Sejuv com a SESA, no intuito de estabelecer um centro de saúde do atleta cearense nas instalações do Centro de Formação Olímpica. Com isso, aumentaria muito a capacidade do atual projeto do Centro de Traumatologia em Medicina do Esporte, no Hospital Geral de Fortaleza, dos atletas e paratletas cearenses. Esse projeto prevê a criação de um projeto de residência médica na medicina do esporte, com expectativas para iniciar no ano de 2024, uma residência multiprofissional nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e educação física”, disse o coordenador.
A proposta também conta com o ambulatório da mulher atleta, que leva em conta as suas particularidades, acompanhando e tratando distúrbios específicos do gênero, como a síndrome da mulher atleta.