Durante a entrega de mais de 77 mil novos equipamentos de informática para as escolas da rede estadual de ensino nesta terça-feira (31), o governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu o modelo de gestão implementado no Paraná e que fez do Estado uma referência em educação. Ao citar o avanço no ranking do Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, ele garantiu que a meta é continuar ampliando os investimentos em infraestrutura e na revisão do currículo escolar para que ele seja compatível à realidade do mercado de trabalho.
“Essa é a maior compra de computadores da história do Paraná. São R$ 200 milhões investidos para que todas as escolas estaduais tenham um laboratório de computação compatível com o novo currículo escolar do Estado. As aulas de programação e robótica garantem uma perspectiva de futuro melhor para essa nova geração”, defendeu o governador.
Ratinho Junior lembrou ainda que o Paraná foi o primeiro estado do Brasil a implantar a disciplina de Educação Financeira no currículo escolar e o ensino da matemática com o uso de jogos eletrônicos. “Temos 400 mil alunos fazendo programação e robótica, saímos de 30 escolas em tempo integral para 270 e estamos investindo na reforma e melhoria nas escolas. Já temos a melhor educação do Brasil e estamos investindo mais de R$ 10 bilhões ao ano para termos a melhor educação da América do Sul”, concluiu o governador.
Para o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, o uso de tecnologia em sala de aula de maneira planejada faz com que o Paraná saia na vanguarda da implantação de um novo modelo educacional. “Toda a escola do Paraná vai receber computadores e kits de robótica até o fim de março. A disciplina estará disponível nas escolas em tempo integral e na segunda série do ensino médio, em que os estudantes vão aprender a fazer a programação na prática”, disse.
“Também estamos investindo pesado em três novas plataformas educacionais eletrônicas e vamos acabar com todas as salas de aula de madeira, que era uma demanda histórica da comunidade escolar, garantindo mais conforto, qualidade e condições para facilitar o aprendizado”, concluiu o secretário, referindo-se ao trabalho de substituição de 400 salas de aula antigas por novas estruturas.
ESCOLAS PREPARADAS– De acordo com o coordenador de Tecnologias da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marcelo Gasparin, os kits de robótica que estão sendo encaminhados aos colégios estaduais permitem um aprendizado gradativo sobre o tema, o que permite que alunos que nunca tiveram contato com ferramentas tecnológicas consigam desenvolver projetos completos ao longo das aulas.
“Os kits reúnem componentes eletrônicos com aproximadamente 380 peças com protótipos eletrônicos mais simples até experimentos mais complexos envolvendo programação e automação. Eles são compostos de uma placa arduino, que é amplamente difundida no âmbito da robótica educacional, além de sensores, motores, estruturas de montagem, cabos, LEDs, resistores e equipamentos mais sofisticados próprios do mundo da robótica”, explicou Gasparin.
Maria Busato, diretora do Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, de Curitiba, participou da entrega dos equipamentos eletrônicos. Segundo ela, os profissionais da unidade escolar estão preparados para trabalharem com o material e as novas plataformas educacionais.
“A nossa escola passou a ter aulas em período integral e os alunos ficam nove horas conosco, então os kits e os computadores vão ajudar no desenvolvimento das atividades. Nós temos professores que já foram capacitados e os que estão entrando agora também já iniciaram o processo de capacitação para lidar com as novas ferramentas”, informou a diretora.
EQUIPAMENTOS– Os 77 mil equipamentos são compostos por 40.680 computadores para a realização de diversas atividades educativas, em especial através do uso de plataformas digitais oferecidas pela Seed (Redação Paraná, Inglês Paraná e Matific – plataforma de ensino de matemática), 18.320 notebooks e 18.300 kits de robótica.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas