Educação Santa Catarina
Segunda etapa de matrículas na rede estadual vai até quarta-feira, 25
O segundo período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de escola começou nesta segunda-...
23/01/2023 15h15
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O segundo período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de escola começou nesta segunda-feira, 23, às 8h. Para se inscrever é preciso acessar o site Matrícula On-line . Após o cadastramento, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar (confira abaixo os documentos necessários).

Os responsáveis pelos alunos deverão fazer a solicitação no site Matrícula On-line. A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema, que ficará aberto até 17h do dia 25 de janeiro. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br .

Além do sistema, as escolas contam com um posto de atendimento para auxiliar os responsáveis no preenchimento da matrícula no horário de funcionamento da unidade escolar. A documentação necessária precisa ser entregue obrigatoriamente na escola entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2023.

A rematrícula para o ano letivo de 2023 foi automática para os estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino em 2022.

Documentação necessária

Além do cadastro on-line, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia):

-Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);

Como se inscrever no site gov.br

O primeiro passo para a matrícula na rede estadual de ensino é criar um cadastro único no site gov.br clicando aqui, caso você ainda não tenha. Ao acessar o site, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o responsável deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o sistema pede a criação de uma senha.

A orientação da SED é que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas. Com a conta criada, é possível entrar na plataforma de matrícula on-line.