A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) alcançou uma marca histórica com o término do período de inscrições do Vestibular de Verão 2023 e do Vestibular UAB/Udesc 2023.1. Foram 15.790 candidatos inscritos para 1.625 vagas do primeiro semestre letivo deste ano, sendo 1.265 oferecidas por 49 cursos presenciais em nove municípios e 360 por três cursos a distância em oito cidades.
O Vestibular de Verão 2023 teve 14.490 candidatos inscritos e ficou próximo da marca do Vestibular de Verão 2015, que registrou 14.604 inscritos. Já o Vestibular UAB/Udesc 2023.1 registrou 1,3 mil inscritos.
“Parabenizo os setores da universidade envolvidos na realização dos vestibulares e também a comunidade acadêmica por esses resultados já históricos para nossa instituição, que comprova, mais uma vez, que estamos no caminho certo para a excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação e reforça o nome da Udesc como referência de universidade pública e gratuita em Santa Catarina e no Brasil”, destaca o reitor, Dilmar Baretta.
A pró-reitora de Ensino da Udesc, Gabriela Mager, enaltece os esforços da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), da Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), da Secretaria de Comunicação (Secom) e dos centros de ensino no planejamento das ações, iniciadas ainda no primeiro semestre de 2022, para a realização do Parque das Profissões e dos vestibulares.
“Foram feitas reuniões com a Secretaria de Estado da Educação para a divulgação e a orientação dos alunos da rede estadual, bem como uma campanha publicitária que deu mais visibilidade aos cursos e à infraestrutura da Udesc no período de inscrições”, afirma a pró-reitora.
De acordo com a coordenadora da Covest, Rosângela Machado, seu setor “atuou na divulgação nas instituições de ensino e no atendimento presencial, por telefone e por e-mail aos interessados, dirimindo dúvidas e orientando candidatos de todo o Brasil e também de candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos presenciais e a distância da Udesc”.
Entre a segunda quinzena de dezembro e a segunda quinzena de janeiro, a Udesc fez a campanha publicitária do Vestibular de Verão 2023, que teve o maior investimento de uma campanha na história da universidade.
Realizada pela Agência Moove, sob supervisão da Secretaria de Comunicação da Udesc, a campanha incluiu peças e anúncios em ônibus, painéis de LED, front lights, redes sociais como Facebook, TikTok, Instagram e YouTube, mídia programática, games online e portais estaduais de comunicação.
As mídias físicas da campanha puderam ser vistas em rodovias, avenidas e ruas de Florianópolis, São José, Palhoça, Lages, Laguna, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Joinville, Ibirama e Itapema.
“Além disso, a Secom Udesc promoveu ações orgânicas, como a produção de dezenas de releases, posts e boletins de rádio, que levaram o nome da universidade para todas as regiões catarinenses e destacaram a importância da instituição para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento do Estado”, comenta o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Brüning Schmitt.
Após a fase de inscrição, a Udesc segue analisando a documentação apresentada pelos candidatos para considerá-los aptos ou não na disputa das vagas do Vestibular de Verão 2023 e do Vestibular UAB/Udesc 2023.1, que têm os mesmos prazos, formato (sem prova presencial) e critérios de seleção (nota do Enem de 2018 a 2021 ou histórico escolar do ensino médio).
“A Covest coordena uma equipe técnica composta por servidores dos centros de ensino, bem como da Reitoria, que visa a conferência da documentação submetida pelos candidatos”, explica a coordenadora do setor, Rosângela Machado.
“Também trabalhamos em parceria com a Coordenadoria de Informação e Registro Discente, da Proen, que oferece todo o suporte tecnológico do processo de inscrição até a finalização do processo quando do encerramento das matrículas dos candidatos aprovados e/ou classificados.”
A pré-homologação mostrará, em 27 de janeiro, quais inscrições estarão aptas ou não para continuar na disputa das vagas. Quem tiver o pedido de inscrição indeferido poderá apresentar recurso até o dia 30 e aguardar a resposta da Udesc a partir de 2 de fevereiro.
A primeira chamada dos dois vestibulares ocorrerá a partir de 7 de fevereiro, e as datas da matrícula e das convocações seguintes serão anunciadas em breve. Os aprovados ingressarão no primeiro semestre letivo de 2023 da Udesc, que iniciará as aulas da graduação em 27 de fevereiro, conforme o calendário acadêmico .
Mais informações
Mais informações sobre o vestibulares podem ser obtidas nas páginas oficiais ( Verão 2023 e UAB/Udesc 2023.1 ) e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mailvestiba@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009