O estudante Iago Pedro, ex-aluno da Unidade Escolar Joca Vieira, em Teresina, vive a realização de um sonho após conquistar uma vaga de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. O jovem, que possui deficiência auditiva, teve o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), e sua história representa o avanço das políticas públicas voltadas para o ensino inclusivo.
Desde a infância, Iago contou com o apoio da mãe, Cláudia, e conseguiu se formar no Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Hoje, é instrutor do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde atua como professor do ensino de libras, orientando jovens e adultos. Iago já frequenta as aulas do mestrado há um ano de forma on-line e em março viaja para concluir a pós-graduação de forma presencial.
Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o mestrando traz orgulho para o estado do Piauí e a sua história é um incentivo aos demais a buscarem o ensino superior. “Ficamos muito felizes, pois sabemos que a educação muda a vida das pessoas e o Iago é uma referência para os demais alunos surdos que almejam crescer na vida”, afirmou o gestor.
Como educador, Iago reconhece a importância desse momento para a sua carreira e, por meio dos conhecimentos obtidos no mestrado, pretende contribuir com a educação inclusiva do Piauí. “Quero agradecer ao secretário Mauro por me apoiar e, quando eu terminar esse mestrado, quero voltar ao nosso Piauí para mostrar essa grande conquista e que também somos capazes”, relata Pedro.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuva