O Projeto Artesania/MS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece cursos na área de gestão de negócios e de inovação e design, técnicas e modos de fazer artesanato são aprimorados e, sobretudo, o ofício de artesão é repassado de geração para geração considerando as técnicas e matérias-primas mais importantes em Mato Grosso do Sul.
Por meio da participação nas oficinas do Projeto Artesania/MS já foram criados ou recuperados vários núcleos de artesanato no interior do Estado, o que é um modo de fomentar a cultura local que se expressa através do artesanato e de gerar ocupação e renda para famílias sul-mato-grossenses. Só neste ano, foram investidos R$ 159.210,00.
O projeto dialoga com a metodologia e as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB e tem por objetivo: gerar oportunidades de trabalho e de renda, bem como estimular o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.
A FCMS, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, tem levado o projeto para o interior do Estado desde 2007 com o objetivo de empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Assim, temos contribuído ativamente para a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados específicos para sua inserção no mercado competitivo.
Este ano, o projeto começou em março, com a realização da Oficina de Acessórios em Sementes, no Estabelecimento Penal de Aquidauana, com a instrutora Janaina Basso Gafure. Ainda no município de Aquidauana, foram realizadas duas Oficinas de Cerâmica Terena na Aldeia Limão Verde: uma em junho, e a outra em julho, com a instrutora Rosenir Batista.
Foto em destaque: Oficina de Bijuterias em Campo Grande (Crédito: Artesanato/FCMS)