O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e parceiros organizam nos dias 19 e 20 de outubro, o 9º Seminário Estadual de Apicultura e 3º Seminário Estadual de Meliponicultura, ambos ocorrerão simultaneamente. O evento com o temaA importância das Abelhas para a Garantia de Segurança Alimentar em Tempos de Mudanças Climáticas, ocorre no Auditório Cuíca, na UFT.
Inscrições
Podem participar acadêmicos, técnicos, produtores de mel e pessoas interessadas na atividade apícola. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvClehcgYDOj8usfQitHsH8qPW_b6wdmMpsIJ1FYW6q-SeCg/viewform?usp=sf_link
Atividades
Na ocasião vai ocorrer diversas atividades para o desenvolvimento da produção de mel no Tocantins, entre palestras, reunião da Câmara Setorial de Apicultura para a revisão do Planejamento Estratégico de Apicultura e Contribuições ao Plano de Expansão e, a Eleição para a Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), para o biênio 2022 a 2024.
De acordo com a médica Veterinária da Seagro, Érika Jardim, a realização de eventos como estes são fundamentais para o fortalecimento da produção de mel no Tocantins. “É um momento que oportuniza a troca de experiências entre os apicultores, incentivo a produção e chances de conhecer casos bem sucedidos em outras localidades”, avaliou Érika, que é uma das organizadoras dos eventos.
Produção
Atualmente, o Tocantins possui cerca de mil apicultores, produzindo 90 toneladas de mel por ano. Os municípios mais produtores do Estado são Nova Olinda, Araguaína e Gurupi.