Desenvolvimento Social Compensação
Desenvolvimento socioeconômico e bem-estar são foco de ações de reparação e compensação em Antônio Pereira
Contemplar os interesses da população e do poder público segue sendo prioridade das ações de compensação da Vale em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto.
28/07/2022 23h10
Por: Redação Fonte: ASCOM- VALE
Reforma completa permite atendimento de mais qualidade aos jovens acolhidos pela Fundação Sorria

As iniciativas, voltadas para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, cultura e turismo foram construídas a partir da escuta ativa aos moradores, do poder público e da participação direta de representantes da comunidade para que as principais necessidades locais sejam conhecidas e priorizadas.

 

Em 2022, alguns marcos foram alcançados nesse sentido. Entre as obras entregues à comunidade no primeiro semestre do ano, um dos destaques é a reforma da Fundação Sorria, instituição dedicada a promover a saúde bucal e oferecer atendimentos ortodônticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de passar por renovação das instalações elétrica, hidráulica e reformas estruturais, a Fundação recebeu a doação de equipamentos para os consultórios

 

Também foram concluídas a reforma do campo de futebol da Pedreira, passarela da Vila Residencial Antônio Pereira, revitalização do telhado da Igreja São José dos Operários, manutenção e revitalização de vias urbanas.

 

Fortalecimento da economia local

O incentivo à criação de novas frentes de negócio e o fortalecimento de cadeias produtivas existentes é outra frente de compensação em Antônio Pereira. Os programas de fomento econômico têm contribuído para o desenvolvimento de pequenos empreendedores e negócios locais. É o caso dos empreendedores participantes do Projeto Horizonte, que recebem capacitações, consultorias e investimento financeiro para que novos negócios saiam do papel.

 

Avanços em segurança

Em maio deste ano, a mancha hipotética de inundação da barragem Doutor, na mina Timbopeba, foi reduzida em mais de 15% (o que corresponde a cerca de 13 km2), com a validação de auditoria do Ministério Público de Minas Gerais. Com isso, mais de 40 edificações deixam de fazer parte da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem e o Clube Samisa poderá retomar suas atividades. 

 

As ações de compensação e desenvolvimento da Vale levam projetos duradouros às comunidades, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Para conhecer todas as iniciativas realizadas em Antônio Pereira, acesse vale.com/reparacao.