O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Leopoldina, na Zona da Mata, recebeu novos equipamentos para serem usados nas ações de piscicultura. O maquinário que inclui cilindro de oxigênio, roçadeira, microtrator, carreta e trincha agrícola vai atender ao Centro de Referência em Peixes Ornamentais de Água Doce que funciona na unidade.
“A aquisição desses equipamentos é de suma importância para agilizar as atividades do dia a dia e vem para somar nesse projeto. Temos certeza que o Centro de Referência em Peixes Ornamentais começará a dar belos frutos, na pesquisa, no ensino e na extensão”, aposta o pesquisador da Epamig Alexmiliano Vogel.
O centro, criado para apoiar, testar, treinar e desenvolver novas tecnologias, conta com a parceria de diversas instituições para o desenvolvimento dos trabalhos. “Uma rede de pesquisadores, composta também por professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV), de Lavras (UFLA) e de Juiz de Fora (UFJF), foi criada e as pesquisas já começaram. Com certeza será um marco no desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia produtiva de peixes ornamentais de água doce na Zona da Mata mineira e em todo o Brasil”, projeta Alexmiliano. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de R$ 103 mil de emenda parlamentar.
Emendas parlamentares
Desde 2019, o orçamento de emendas parlamentares estaduais é impositivo e a Epamig tem trabalhado na elaboração de portfólio com propostas aos deputados. Entre as ações já executadas estão demandas dos programas estaduais de Pesquisa em Agroecologia, Bovinocultura, Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais, além de melhorias estruturais no prédio Sede da Empresa em Belo Horizonte.