Mato Grosso do Sul está prestes a entrar no circuito de estados com provas de maratona. A capital recebe, de 8 a 10 de julho, a primeira edição da Maratona de Campo Grande, evento realizado pela Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), com organização da H2O Ecoturismo. A competição inédita conta com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Apesar de ter a maratona como grande destaque, o evento também terá provas de sete e 21 quilômetros. Esta é uma forma democrática, visando abranger todos os tipos de corredores. Além disso, haverá uma versão kids, para crianças de três a 13 anos. “A maratona é um esporte ancestral, e ficamos muito satisfeitos em apoiar a realização deste evento em nosso estado”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Realizar uma maratona em Mato Grosso do Sul é um sonho e um desafio, e os atletas sul-mato-grossenses poderão vivenciar este momento com suas famílias”, complementa.
A expectativa é que mais de mil atletas participem da competição, que atualmente está no último lote de inscrições. “A ideia surgiu ouvindo os atletas da cidade e do interior que ansiavam por uma prova longa na capital. O percurso de 42 quilômetros é inédito pelas ruas da cidade e tenho certeza que todos, até os campo-grandenses, vão se impressionar com a beleza das ruas da nossa capital, vias arborizadas, com ipês, araras, tucanos, uma cidade segura e hospitaleira que nos convida à prática esportiva ao ar livre”, comenta Kassilene Cardadeiro, organizadora do evento.
O percurso da maratona será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) e a largada será realizada no Shopping Bosque dos Ipês. O trajeto vai percorrer diversas regiões da cidade, passando pelo Centro e pelo Parque dos Poderes. “Faltava uma maratona como essa em nosso estado, especialmente em nossa capital, para atrair fluxo turístico para cá, já que atletas vêm de fora e é o tipo de evento que atrai um público qualificado, que quer consumir o que o destino tem de melhor. A expectativa é muito boa, mesmo sendo a primeira edição vai colocar Campo Grande no circuito nacional de maratonas, e ficamos felizes de poder apoiar um evento como esse”, afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).
Sobre a prova
A Maratona de Campo Grande será realizada no asfalto e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de sete km, 21 km e o kids, especial para crianças de três a 13 anos. Além das provas, haverá também outras programações no evento, como uma feira esportiva, atrações culturais e bate-papo com influenciadores da área. As inscrições podem ser realizadas pelo sitewww.maratonadecampogrande.com.br. A competição conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Confira a programação completa:
8 de julho (sexta-feira)
Das 16h às 22h – Entrega de kits e feira de produtos esportivos, saúde e bem-estar
Local: Village Maratona de Campo Grande (estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês)
9 de julho (sábado)
Das 10h às 20h – Entrega de kits e feira de produtos esportivos, saúde e bem-estar.
16h: Corrida Kids
10 de julho (domingo)
5h30: início da concentração dos corredores
6h: largada maratona (42 km) e meia maratona (21 km)
7h: largada do percurso de 7 km
9h30: premiação dos cinco primeiros colocados no feminino e masculino do percurso de 7 km
10h30: premiação dos cinco primeiros colocados no feminino e masculino do percurso de 21 km (meia maratona)
12h30: Premiação dos primeiros colocados feminino e masculino do percurso de 42 km (maratona) e, na sequência, premiação por faixa etária
14h: encerramento das atividades
Clara Rockel – Fundesporte, com informações da H2O Ecoturismo
Foto de destaque: Valter Patrial