A ExpoQueijo 2022 - International Cheese Awards, em Araxá, no Triângulo Mineiro, contará com uma programação especial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e instituições parceiras. Produtores rurais e lojistas são convidados a participar do V Seminário de Queijos Artesanais, que discutirá temas como valorização das regiões produtoras, pesquisa e regulamentação, no dia 3/6, das 8h às 12h. Na manhã seguinte, 4/6, uma mesa redonda sobre comercialização debaterá tendências do mercado.
Além disso, o público poderá participar de oficinas, que ocorrem durante o evento. Na quinta e na sexta-feira (2 e 3/6), das 18h às 19h, acontece a oficina com o tema "Como lucrar e crescer na produção de queijos", que será oferecida aos produtores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas). No sábado (4/6), das 10h às 12h, o Senar oferecerá uma degustação comentada. E durante a tarde do mesmo dia, das 15h30 às 17h30, a instituição parceira realizará também uma capacitação sobre os principais defeitos em queijos artesanais.
Segundo o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo, Gilson Sales, os eventos são uma oportunidade para aqueles que trabalham com o queijo artesanal aprimorarem os seus conhecimentos no assunto. “O seminário tem como objetivos esclarecer produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas no setor a respeito das informações mais atualizadas da cadeia dos queijos artesanais, legislações e pesquisas mais recentes, além de promover trocas de experiências”, detalha.
Para a assessora técnica da Diretoria de Cooperativismo e Agroindústria da Seapa, Sandra Santos, “a realização do Seminário dos Queijos Artesanais dentro da programação da ExpoQueijo é uma forma de enriquecer ainda mais o conteúdo técnico do evento e propiciar a disponibilização de informações e experiências de excelente qualidade, com a participação de instituições e profissionais de renome para o setor”
Toda a programação é gratuita e as inscrições estão disponíveis neste link .
Valorização
Além do concurso e do evento no geral, as discussões e as oficinas têm como objetivos principais informar sobre e valorizar os queijos artesanais mineiros. “O produtor de queijo é responsável por toda a cadeia produtiva. Ele é produtor, gestor e empreendedor, porque é ele também quem vende o seu queijo. Por isso é importante que ele conheça todas as etapas e exigências de produção do seu produto para, assim, tomar as melhores decisões”, explica Sales.
As palestras e capacitações serão ministradas por profissionais especializados nos diversos temas da produção artesanal, de instituições como a Seapa e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de instituições como a Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serviço
ExpoQueijo Brasil 2022 - Araxá International Cheese Awards
Data: 2 a 5/6/2022
Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá - rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá (MG)
V Seminário de Queijos Artesanais
Data: 3/6/2022 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Programação:
Painel 1- Valorização e Proteção de Regiões Produtoras de Queijos Artesanais
Moderação:Ricardo Boscaro – Sebrae
Painel 2 - Pesquisa e Regulamentação dos Queijos Artesanais
Moderação:Gilson Assis Sales - Seapa
Mesa Redonda – Comercialização: Quais as tendências de mercado para os Queijos Artesanais?
Moderação: Carlos Castro Caioca
Data: 4/6/2022 (sábado)
Horário: das 8h às 10h
Oficinas
Como lucrar e crescer na produção de queijos - ATeG
Data: 2 e 3/6/2022
Horário: Das 18h às 19h
Degustação comentada de queijos - Senar
Data: 4/6/2022 (sábado)
Horário: Das 10h às 12h
Inscrições: https://www.expoqueijobrasil.com.br/programacao
Mín. 16° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 21°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas