A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) retomará nesta quinta-feira (28) o projeto Vou Correr. A atividade integra o programa Vida Saudável, que tem como objetivo fomentar a saúde e a qualidade de vida no serviço público. Por meio do programa, idealizado e executado pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da pasta, uma série de ações voltadas para os cuidados com a saúde física e mental dos servidores do Executivo estadual são realizadas semanalmente.
Além do Vou Correr, que ocorrerá sempre as quintas-feiras, a partir das 17h, também são promovidos os projetos Pesagem Mensal, que consiste em auxiliar os servidores no automonitoramento do peso; Ativa Servidores, que objetiva ensinar fundamentos básicos de vôlei e futsal; e as práticas online 5 Minutos de Mindfulness, Treino Funcional e Ginástica Laboral. Nos próximos meses, o crossfuncional, que é uma atividade de condicionamento físico, também passará a compor o programa.
Inicialmente, o Vou Correr terá como público-alvo os servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), da Casa Civil, da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), bem como da autarquia Mato Grosso Previdência (MTPrev) e da própria Seplag, devendo ser estendido aos demais órgãos e entidades durante a execução do projeto.
“Todas essas ações têm como objetivo principal fomentar a cultura da atenção para temas relacionados à saúde do corpo e da mente, buscar a prevenção e o controle de doenças como hipertensão, diabetes e a obesidade, e estimular nos servidores o poder do hábito como estratégia para se alcançar o bem-estar”, comentou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.
Para participar da ação não é necessário fazer inscrição. Os servidores interessados deverão entrar no grupo de WhatsApp criado exclusivamente para o Vou Correr. Para entrar basta clicarAQUI. A atividade será acompanhada pelo educador físico da Seplag, Valdecarlos Santos.
De acordo com o profissional, a corrida é um esporte acessível, que não exige muitos recursos e não tem muitas restrições, podendo ser praticada por pessoas obesas, hipertensas, diabéticas, entre outras.
“Além da redução de peso, principal motivo da procura, a corrida reduz o estresse, melhora a concentração, aumenta a autoestima, ajuda a controlar o colesterol, combate a depressão e melhora o sono”, acrescenta.
Mais informações sobre o projeto Vou Correr podem ser obtidas pelos telefones:
(65) 99222-9364 e (65) 3613-3721 / 3722 / 3727.
Supervisão de texto de Nayara Takahara.