Com intuito de anunciar o início da reorganização e da estruturação do espaço para o retorno das atividades da biblioteca Estadual Darcy Cardeal, instalada no Museu Histórico do Tocantins (Museu Palacinho), estiveram reunidos nesta terça-feira, 29, o titular da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Hercy Filho, com representantes da Associação Amigos do Palacinho e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A biblioteca guarda um grande acervo de livros de vários gêneros literários. O espaço receberá adequações na estrutura física da biblioteca e contará com o trabalho de catalogação de todas as obras literárias, que será realizado por bibliotecários da UFT. Estão previstas também a elaboração do regimento interno, a instalação de novos computadores com acesso à internet, a automação e a disponibilização do acervoon-line, além do sistema de empréstimos de livros sem custo para o visitante. Outra ação do projeto é a criação de uma sessão exclusiva de literatura tocantinense.
A previsão, segundo a superintendente de Cultura da Sectur, Relmivam Milhomem, é de que os trabalhos sejam concluídos em seis meses, oferecendo mais conforto com meios eficientes de pesquisa e acesso ao rico acervo literário do Estado.
Participaram do encontro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Hercy Filho; a secretária executiva da Sectur, Jocélia Costa; o superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Relmivam Milhomem; a bibliotecária da UFT, Alessandra Batista; o representante da Associação Amigos do Palacinho e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, além de técnicos da Sectur.
“Esse é um espaço de constante visitação para a população do Tocantins e para os turistas que vem em busca de informações sobre nossa história. Portanto, essa iniciativa está dentro das recomendações do governador, Wanderlei Barbosa, para que a biblioteca Darcy Cardeal se torne uma referência para o Estado”, destacou o titular da Sectur, Hercy Filho.
Museu Palacinho
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho,foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins e o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade. Hoje em dia, o museu apresenta uma importante coleção de objetos característicos do estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.
O Museu Palacinho está aberto ao público para visitação, de terça-feira a sábado, das 8 às 17 horas, e aos domingos das 9 às 16 horas. Endereço: Quadra 112 Norte, Avenida NS 10, Plano Diretor Norte, Palmas – TO.