Agricultura Rio Grande do Sul
Máquinas da Secretaria da Agricultura intensificam perfuração de poços
Com máquinas próprias, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) perfurou 14 poços artesianos nos últimos dois meses, beneficiando cerca de 280 famílias de municípios impactados pela estiagem no Rio Grande do Sul.
15/02/2022 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Rio Grande do Sul
A Secretaria da Agricultura perfura 90 poços artesianos por ano, em média - Foto: Divulgação Seapdr

Com máquinas próprias, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) perfurou 14 poços artesianos nos últimos dois meses, beneficiando cerca de 280 famílias de municípios impactados pela estiagem no Rio Grande do Sul. Neste período em que a falta de chuvas passou a causar perdas na agropecuária e dificuldades para acessar água, servidores da secretaria concentraram os trabalhos em Barra Funda, Bossoroca, Chapada, Entre-Ijuís, Miraguaí, Quinze de Novembro, Sagrada Família, todos municípios com decretos de situação de emergência.

As máquinas agora serão alocadas em Engenho Velho, Lagoa dos Três Cantos, Rolador e Tiradentes do Sul, que também têm emergência decretada, para perfuração de dois poços em cada município.

Trabalho é feito por quatro equipes de servidores que atendem as necessidades das comunidades rurais - Foto: Divulgação Seapdr

A secretária Silvana Covatti explica que a perfuração de poços é uma atividade permanente dentro da pasta e integra o Programa de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. “Nas últimas semanas, nossos servidores priorizam os trabalhos em comunidades rurais que têm muita dificuldade de acesso a água para as famílias e para os animais. Esta estiagem tem deixado cenas bastante impactantes no nosso meio rural, com lavouras que se perderam totalmente e com o rebanho que também tem sentido os reflexos do calor intenso e da escassez de alimentação”, destaca Silvana.

Em média, a Seapdr perfura 90 poços artesianos por ano. A atividade é feita por quatro equipes de servidores, concentrados em quatro diferentes regiões do Estado para otimização de recursos, evitando a necessidade de grandes deslocamentos das máquinas de um ponto a outro. Concluídas as obras em determinada região, as máquinas são realocadas em outra regional que tenha manifestado interesse.

Paralelo a este trabalho permanente, o governo do Estado lançou o programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em dezembro passado, prevendo a perfuração de 750 poços artesianos e instalação de respectivas caixas d'água em 2022.

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom