Quinta, 18 de Abril de 2024 09:04
31 98592-5801
Geral Tocantins

Estudos para implantação de energia solar em órgãos públicos são discutidos pelo Governo do Tocantins

Projeto de Miniusinas Solares Fotovoltaicas está em fase final de estudos de viabilidade e tem como foco a sustentabilidade e a economia do Estado

23/09/2021 15h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Governo do Tocantins e Energisa realizam estudo de implantação de energia solar no Estado e fazer uma primeira sondagem de mercado - Foto: Governo do Tocantins
Governo do Tocantins e Energisa realizam estudo de implantação de energia solar no Estado e fazer uma primeira sondagem de mercado - Foto: Governo do Tocantins

Com objetivo de promover a sustentabilidade e a geração de economia financeira nos órgãos da administração pública, o Governo do Tocantins estuda viabilizar a implantação de energia solar em unidades estaduais. Nessa quarta-feira, 22, representantes da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos se reuniram com diretores do Grupo Energisa, com a presença da diretora-geral da Tocantins Parcerias, Andréa Andreis, e do presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Leonardo Luiz dos Santos, parceiro na elaboração dos estudos de viabilidade, para fazer uma primeira sondagem de mercado.

O secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos, Robson Ferreira, explicou que o projeto surgiu com a necessidade de o Estado buscar uma solução para colaborar com a redução dos custos de energia elétrica e contribuir com a questão ambiental. “Uma outra importante característica desse projeto, é a determinação feita pelo governador Mauro Carlesse de viabilizarmos formas de uso dessa energia gerada, para atender outros consumidores, como servidores públicos, micros e pequenas empresas, gerando reduções em suas despesas com energia, que podem ser superiores a 10%", declarou.

O projeto de energia sustentável está em fase final dos estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica, conduzido pela Tocantins Parcerias, na Diretoria-Geral da Companhia, com o auxílio do IPGC. A diretora-geral Andréa Andreis informa que já há uma sinalização da quantidade de potência a ser instalada e respectiva capacidade de produção de energia, contando com excedente.

“Essa energia será injetada na rede e será implantado um sistema para gerenciar e compensar a energia produzida e a consumida pelos órgãos da administração estadual. Estão incorporados conceitos de sustentabilidade e há uma intenção de ampliar o escopo da concessão para a eficientização energética, que pode tornar o projeto singular e inovador”, explicou a diretora-geral da Tocantins Parcerias.

A vice-presidente de Soluções Energéticas do Grupo Energisa, Roberta Godoi, apontou que a inserção de energia renovável no poder público será muito proveitosa para todo o Estado e para a população, inclusive para o agronegócio, um dos carros-chefes do Tocantins. “O Estado apresenta um potencial enorme para utilização de energia renovável e, hoje, encontramos uma preocupação genuína da gestão, para a transformação do uso dessa fonte sustentável. Estamos contentes em participar dessa discussão e esperamos poder contribuir com esse grande projeto”, pontuou.

Também participaram da reunião, o diretor de Desenvolvimento de Produtos da Energisa, Gustavo Buiatti; o diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alan Kardec Moreira; e a assessora da Secretaria de Parcerias, Vanda Paiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.