A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) apresentou nesta quinta-feira (27), o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Parauapebas para a gestão municipal. O planejamento tem como objetivo impulsionar o turismo local, gerando mais emprego e renda para o município. As ações propostas valorizam as riquezas naturais, culturais e históricas de Parauapebas, tornando o município um destino atrativo para visitantes e investidores nacionais e internacionais.
A secretária de Turismo, Francisângela Resende, explica que a ideia é aproveitar o potencial natural, cultural e econômico do município. “Nós fizemos esse plano baseado no que a gente já tem como rotas turísticas e atrativos, e naquilo que precisamos melhorar. Também queremos prospectar novas opções, tanto acrescentando novas rotas quanto criando novos atrativos municipais”.
Entre as ações previstas estão a melhoria da infraestrutura turística, capacitação profissional para trabalhadores do setor, criação de novos roteiros e promoção do turismo sustentável. Parauapebas, popularmente conhecida como “Capital do Minério”, também será conhecida por seu potencial de belezas naturais ao se consolidar como um polo turístico no Pará.
A chefe de gabinete Joelma Leite, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano e servidores da Semtur prestigiaram a apresentação do plano. “Eu sou um defensor do turismo. Acredito muito nas rotas turísticas do nosso município. Precisamos mostrar isso para o mundo. Temos a floresta mais intacta do Brasil, que é a nossa Floresta Nacional de Carajás, temos a maior mina, o maior complexo minerador do mundo. Precisamos manter o nosso município cheio de gente, gerando emprego, renda, desenvolvimento e essa é uma das metas do nosso governo”, destacou o prefeito.
Além das rotas, o plano também conta com eventos, cursos e novos equipamentos turísticos que serão implementados para atrair mais visitantes para Parauapebas. As propostas apresentadas serão avaliada e após devolutiva do gabinete do prefeito, o plano com ações a serem executadas a curto, médio e longo prazo será apresentado para otradedo município.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Éder Teixeira
Assessoria de Comunicação / Ascom 2025