Uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , a Receita Federal e a Receita Estadual, realizada na tarde dessa quinta-feira (26/2), na Região Metropolitana, resultou na prisão de nove pessoas.
Denominada "Operação PMMG 250 anos: Adegas do Crime", a ação teve como objetivo combater a falsificação e o contrabando de bebidas alcoólicas, além da repressão ao tráfico de drogas e crimes relacionados praticados por organizações criminosas na capital e na Região Metropolitana.
A operação faz parte da estratégia de segurança da PMMG para o Carnaval 2025, que busca prevenir a circulação de bebidas adulteradas que podem causar riscos à saúde e combater atividades criminosas associadas ao setor.
Entre os presos está uma pessoa que já era procurada pela PMMG, na cidade de Contagem, pela participação em outros crimes, como porte ilegal de arma de fogo, perturbação do sossego, além de utilizar um estabelecimento comercial para esconder e vender entorpecentes e de promover bailes funks que causam transtorno aos moradores.
Fiscalização
Durante a operação foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, mobilizando aproximadamente 140 policiais militares e a Diretoria de Inteligência da PM, que levantou informações sobre os alvos da operação, garantindo a efetividade das ações.
Além disso, 11 equipes da Receita Federal e duas da Receita Estadual participaram na fiscalização de estabelecimentos suspeitos de envolvimento com sonegação fiscal e comercialização de produtos ilegais.
Foram fiscalizados diversos estabelecimentos, incluindo pontos de distribuição de bebidas e locais suspeitos de esconder e vender entorpecentes, localizados nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, São Joaquim de Bicas e Sabará.
Ao longo da operação foram apreendidos tipos variados de drogas ilícitas, cinco armas de fogo, 64 munições, oito aparelhos celulares, duas câmeras de CFTV, dois notebooks, uma balança de precisão, dois coletes balísticos, R$ 526, além de 408 garrafas de bebidas e 40 pacotes de cigarros contrabandeados.
A PMMG reforça o compromisso com a segurança da população e segue atenta para coibir a atuação de organizações criminosas no estado, garantindo a ordem pública e o bem-estar dos cidadãos. Novas ações preventivas e repressivas serão implementadas ao longo do período carnavalesco para garantir um ambiente seguro para todos.