A chegada do carnaval no Distrito Federal motivou discursos de deputados distritais na tribuna da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (26). O deputado Gabriel Magno (PT) saudou o período de folia, mas também lamentou a falta de apoio do Governo do Distrito Federal. “O papel do Estado é garantir que esta manifestação cultural aconteça da melhor maneira possível. Carnaval é o momento de se ocupar as ruas das cidades. O carnaval gera renda, movimenta a economia da cidade. Mas, infelizmente, neste ano não teremos desfile das escolas de samba porque o governo não destinou um centavo para isso”, observou.
O deputado Fábio Félix (Psol) também enalteceu o carnaval do DF e defendeu paz no período de festa. “Lutamos muito para que houvesse financiamento público do carnaval. É uma festa popular que fomenta a economia da cidade. Brasília tem blocos incríveis. Queremos um carnaval de paz. Por isso conversamos com a Polícia Militar para que não haja spray de pimenta e repressão policial neste ano. Queremos um carnaval livre de machismo, LGBTfobia e machismo, um carnaval livre de violência. Outra coisa importante é garantir que os ambulantes possam trabalhar”, disse.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) pediu às pessoas que se cuidem durante a folia. “Peço que as pessoas se cuidem no carnaval. Se beberem, não dirijam. Mulheres, não fiquem em locais escuros, cuidem de vocês. No carnaval, temos que ter cuidado com nossas famílias. Infelizmente há criminalidade, violência, e abuso sexual”, observou. Max Maciel (PSOL) também desejou um bom carnaval aos brasilienses. “Leve sua garrafinha de água, pule bastante, brinque bastante, viva sua vida alegremente. Vá de graça, mas respeite o equipamento público”, aconselhou.
Já o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) disse que “pessoalmente, não gosta de carnaval”, mas que “respeita a liberdade das pessoas”, além de reconhecer que “o carnaval gera divisas para o DF”. Por sua vez, o deputado Thiago Manzoni (PL) se posicionou contra o financiamento público do carnaval. “Não vejo como obrigação do Estado destinar nenhum centavo ao carnaval. O Estado tem outras prioridades”, afirmou.
Eder Wen - Agência CLDF
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 16° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado