A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), está ofertando um curso básico de Língua Brasileira de Sinais voltado para empresários, empreendedores e profissionais do setor turístico. O objetivo é capacitar colaboradores de bares, restaurantes, hotéis, agências de viagem, balneários e demais estabelecimentos para melhor atender pessoas, promovendo inclusão e acessibilidade.
Parceria pela inclusão
As aulas, iniciadas nesta segunda-feira (3), estão sendo ministradas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Esta já é a terceira formação oferecida por profissionais da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), especialmente para trabalhadores do trade turístico. A iniciativa faz parte dos esforços da gestão municipal para tornar o turismo local mais acessível e preparado para receber tanto munícipes quanto visitantes, fortalecendo a inclusão social na cidade.
Um novo tempo para o Turismo
“Estou muito feliz por estarmos proporcionando o primeiro curso de Libras desta gestão. Essa iniciativa é fundamental para tornar o nosso trade turístico mais acessível e inclusivo, além de fortalecer a imagem de Parauapebas como um destino mais acolhedor. Esse tipo de capacitação agrega valor ao atendimento e amplia as oportunidades de negócios para o setor”, destacou a secretária municipal de Turismo, Francisangela Resende.
“Sabemos da importância da Língua Brasileira de Sinais na promoção da comunicação e da cidadania, e queremos garantir que mais pessoas tenham a oportunidade de aprender e se capacitar nessa linguagem. Nosso compromisso é construir uma cidade mais inclusiva, onde todos tenham voz e acesso aos serviços públicos com respeito e dignidade. Vamos juntos tornar Parauapebas uma referência no turismo, em acessibilidade e inclusão!”, ressaltou o prefeito Aurélio Goiano.
A gestão municipal pretende continuar investindo na capacitação profissional e já planeja a oferta de novos cursos, tanto para trabalhadores do trade turístico quanto para aqueles que desejam ingressar na área. A próxima qualificação prevista será um curso de inglês, voltado para aprimorar a comunicação no setor. Para acompanhar as novidades e não perder as próximas oportunidades, fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Parauapebas e da Semtur.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Semtur
Assessoria de Comunicação / PMP-2025