Agropecuária Agropecuária
Produção de silagem de milho é tema de encontro em Coronel Pacheco, na Zona da Mata
Produto é essencial para a alimentação do gado no período de seca
17/01/2025 16h27
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Mais de 200 pessoas de 48 municípios participaram de um dia de campo sobre silagem de milho, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, Zona da Mata. A silagem de milho é essencial para a alimentação do gado no período de seca. O evento, realizado nessa quinta-feira (16/1), foi organizado em parceria pela Embrapa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , KWS Sementes e LS Tractor/Triama.

O dia de campo contou com a participação das unidades regionais da Emater-MG em Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé, Viçosa e São João del-Rei. Foram abordados temas como a silagem de milho no sistema de Integração, Lavoura e Pecuária (ILP), a qualidade da silagem e ponto de colheita do milho.

A extensionista da Emater-MG do município de Aracitaba, Larissa Mota, apresentou as estratégias de controle de pragas e doenças no milho. Ela destacou que práticas adequadas podem reduzir custos e minimizar riscos à lavoura. Algumas das principais pragas da região citadas são a cigarrinha do milho, lagartas e percevejos.

O gerente regional da Emater-MG de Juiz de Fora, Hildebrando Marcelo Campos Lopes, reforçou a relevância do evento. “A expectativa de resultados desse dia de campo para os participantes é a atualização tecnológica”. Ele também destacou o envolvimento da juventude rural. “A importância da presença de tantos jovens, principalmente filhos de produtores rurais, é prepará-los para que a sucessão familiar seja feita com muito mais conhecimento, de forma que as técnicas se somem às tradições familiares”.

Segundo o produtor rural da cidade de Serranos, Luiz Henrique Batista, a experiência foi enriquecedora. “O dia de campo serviu para aprofundar os conhecimentos. Tive muitas ideias para melhorar uma área de milho plantada na minha propriedade e que está com algumas deficiências. Uma das coisas que vou colocar em prática é o plantio da braquiária em consórcio com o milho”, relatou.