Geral Infraestrutura
Mineirão moderniza sanitários como parte das ações de preservação do patrimônio
Obras contemplam reforma de 185 banheiros, com instalação de 4.608 metros quadrados de pisos em porcelanato, o equivalente a quase dois terços de u...
17/01/2025 12h13
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Antes do início do calendário de jogos, o Mineirão aproveitou a pausa entre 2024 e 2025 para se atualizar. Os torcedores que visitarem o estádio neste ano contarão com sanitários totalmente renovados. Desde dezembro, o local, que é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , e a concessionária Minas Arena, deu início à reforma de seus 185 banheiros.

As obras contemplam a instalação de 4.608 metros quadrados de pisos em porcelanato. O investimento, de R$ 800 mil, visa modernizar as instalações e oferecer mais conforto ao público.
 

Mineirão / Divulgação

As intervenções nos banheiros começaram pela parte interna do estádio, nas 131 unidades, e seguirão para os 54 sanitários das áreas externas e da esplanada. O cronograma das obras está alinhado à agenda de jogos da temporada para evitar transtornos aos torcedores.

"Adotamos a integração entre recursos públicos e privados também como estratégia para a preservação do patrimônio mineiro. A concessão do Mineirão é um exemplo bem-sucedido dessa abordagem, permitindo que recursos privados sejam aplicados na manutenção e modernização de um equipamento emblemático para a história de Minas Gerais", afirmou o secretário adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto.

Reformado há 12 anos para a Copa do Mundo de 2014, o Gigante da Pampulha recebe manutenção regular para manter seu padrão de excelência. Em 2024, foram realizadas melhorias nas áreas de hospitalidade, vestiários e no gramado sintético do entorno do campo, com investimentos de R$ 1,2 milhão.

"Um equipamento do tamanho do Mineirão precisa de cuidados constantes. Além do trabalho recorrente de parte elétrica, hidráulica, manutenção civil e sistemas, são necessárias intervenções maiores ao longo do tempo, como essas trocas de pisos. Investimos em reformas para que o estádio esteja sempre à altura das competições que sedia todos os anos”, destacou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.

Para 2025, estão previstas outras ações, visando atender às exigências da Fifa para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, competição em que Belo Horizonte e o Mineirão são candidatos a sede.

Gramado revitalizado
 

Mineirão / Divulgação

Paralelamente às reformas, o gramado do Mineirão também passou por processo de revitalização. As intervenções, realizadas durante 32 dias e que serão concluídas neste sábado (18/1), envolveram etapas de limpeza, aeração do solo e aplicação de topdressing — técnica que utiliza uma camada de areia para corrigir o nivelamento do campo.

Durante este período de descanso do gramado, foi feita a manutenção de aspersores, traves, redes e da área de competição. Os cortes em diferentes alturas já começaram, e, no meio do ano, será realizado o overseeding, técnica que planta espécies de grama adequadas às temperaturas mais baixas.