Na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, a Câmara Municipal de Itabirito realizou a Sessão Solene de posse do novo prefeito, Dr. Elio da Mata Santos, do vice-prefeito, Raphael Von Rondow Nascimento, e dos 15 vereadores eleitos para a Legislatura 2025-2028.
O evento teve início sob a condução da vereadora Rosilene do Carmo Cardoso, que presidiu os trabalhos conforme o Regimento Interno da Câmara. Os vereadores eleitos apresentaram seus diplomas eleitorais e acompanharam o vereador Márcio Oliveira Juninho (Cidadania), o mais votado nas eleições de 2024, na realização do juramento de posse.
Depois, foi a vez do novo prefeito e do vice-prefeito prestarem juramento perante o público presente e assinarem o Termo de Posse. O prefeito Dr. Elio da Mata, em seu discurso, enfatizou os desafios e compromissos de sua gestão, reafirmando sua dedicação ao desenvolvimento de Itabirito. Ao final da solenidade, o ex-prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, fez uma homenagem ao novo chefe do Executivo.
Ainda durante o evento, o vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) inaugurou sua foto na Galeria de Ex-presidentes da Câmara de Itabirito, por sua atuação na presidência da Casa Legislativa ao longo de 2024.
Pastor Anderson foi o terceiro presidente da Legislatura 2021-2024. A galeria está localizada na entrada do Plenário da Câmara e exibe retratos de todos os ex-presidentes, desde a fundação do Legislativo Municipal. Ao todo, 41 presidentes já passaram pela Casa Legislativa.
A Sessão Solene contou também com a presença do comandante da 250ª Companhia da Polícia Militar, 1º Tenente Veríssimo, além de secretários municipais, lideranças e com a população de Itabirito.
Lista dos 15 vereadores eleitos e empossados em Itabirito:
Márcio Oliveira Juninho (Cidadania) – 1.416 votos
Léo do Social (PSDB) – 1.331 votos
Renê Butekus (PSD) – 1.070 votos
Dr. Edson (Republicanos) – 1.068 votos
Danilo Grilo (Cidadania) – 966 votos
Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) – 895 votos
Rose da Saúde (PSB) – 799 votos
Lucas do Zé Maria (MDB) – 799 votos
Manoel da Autoescola (PT) – 791 votos
Fabinho Fonseca (PSD) – 744 votos
Daniel Sudano (Cidadania) – 692 votos
Max Fortes (PSD) – 588 votos
Ezio Pimenta (Solidariedade) – 587 votos
Fernando da Sheila (Mobilização Nacional) – 528 votos
Danilo Donato (PL) – 522 votos