O turismo no Piauí vive um momento de destaque, impulsionado pelo patrocínio e organização de eventos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). Em 2024, foram investidos mais de 23 milhões em patrocínio para fortalecer o setor. Iniciativas como o Carnaval da Marechal, a Ópera da Serra da Capivara e o Festival de Verão de Parnaíba movimentaram a economia local e reforçaram a imagem do estado como um destino turístico diversificado e atrativo.
De acordo com o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, todos os eventos que receberam apoio ou patrocínio da Setur tiveram como objetivo não apenas fortalecer a identidade cultural do Piauí, mas também abraçar diferentes públicos e atrair novos turistas. “Com um investimento de mais de R$ 23 milhões, buscamos consolidar o Piauí como uma referência no setor. O apoio a eventos culturais e regionais é uma das formas mais eficazes de valorizar as tradições locais e atrair turistas, criando uma identidade forte para o nosso estado”, afirmou o gestor.
O primeiro grande evento do ano foi o Carnaval da Marechal, realizado em Teresina, que, ao longo de 4 dias, reuniu tradicionais blocos carnavalescos da capital, um público animado e atrações locais e nacionais. Outras iniciativas de grande impacto no estado foram as “Cidades Juninas” de Picos e Teresina. Esses eventos impulsionaram a criação de novos negócios, ampliaram as oportunidades de emprego e renda e, ao mesmo tempo, valorizaram as tradições culturais da região nordestina.
Já a tradicional Ópera da Serra da Capivara, realizada no Anfiteatro da Pedra Furada, é um evento que combina cultura, arte e natureza de forma única. Ao promover e valorizar o patrimônio arqueológico e as belezas naturais da região, a 6ª edição do espetáculo atraiu turistas de todo o Brasil, consolidando-se como um diferencial turístico que proporciona experiências imersivas e enriquecedoras.
“Esse evento é uma coisa completamente surpreendente de tão incrível que é. Fiquei sem palavras. Com certeza voltarei mais vezes”, expressou a joalheira Regina Dabidabi, de São Paulo, ao prestigiar o evento pela primeira vez este ano.
No litoral, o Projeto “Piauí: Seu Destino de Verão” movimentou os quatro municípios no mês de julho. O Festival de Verão de Parnaíba, em setembro, reuniu cerca de 100 mil pessoas, entre moradores e turistas. Com uma programação diversificada, a primeira edição trouxe uma nova fase no calendário de eventos do estado, fortalecendo o setor hoteleiro e gastronômico. Além disso, proporcionou a mais de 90 comerciantes autônomos a oportunidade de se cadastrarem e obterem um espaço para vender seus produtos durante o festival.
Primeiro evento de turismo do Piauí
No início de dezembro, o Governo do Estado patrocinou o Summit Piauí Turismo. Em sua estreia, o encontro, contemplado pelo Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo (Sietur), já se consolidou como um marco para o setor, reunindo especialistas, gestores e representantes para debater estratégias de desenvolvimento do turismo no estado.
“Nossas ações têm mostrado que o investimento em eventos e divulgação é a chave para atrair turistas e beneficiar a população local. Esses eventos são um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento do Piauí”, pontua o diretor de Eventos e Patrocínios da Setur, Eduardo Santos.