Saúde Seguros
Grupo Amil divulga missão e valores em Relatório ESG
Companhia reduziu a geração absoluta de resíduos em todas as unidades e anuncia a sua missão: cuidar
13/12/2024 12h17
Por: Redação Fonte: Agência Dino
O Grupo Amil apresenta o seu Relatório ESG 2023, contemplando informações sobre os principais projetos e realizações da empresa no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Entre as ações socioambientais, cerca de seis mil pessoas foram beneficiadas através de investimentos em projetos sociais. O Grupo também reduziu a geração absoluta de resíduos em todas as suas unidades, passando de 15 mil toneladas em 2021 para 13 mil em 2023.
 
O documento aborda ainda a nova missão da companhia – traduzida em uma única palavra, cuidar – e seus valores.
 
“A expertise dos profissionais do Grupo Amil, que tem 46 anos de atuação em saúde suplementar, fortalece sua credibilidade para atuar com responsabilidade e consistência sobre os desafios do setor. Com nosso time de lideranças e pessoas colaboradores, a empresa está otimista para uma fase de crescimento e prosperidade”, afirma Renato Manso, CEO da Amil.
 
Em 2023, o Grupo Amil se manteve focado em atender clientes e pacientes com excelência, além de se engajar em diversas ações setoriais, entre elas: diálogo sobre cuidados em saúde com as redes própria e credenciada, compartilhando perspectivas com médicos, hospitais e laboratórios farmacêuticos; combate às fraudes em conjunto com as entidades setoriais, informando e sensibilizando a população sobre como esse tipo de ação é prejudicial a todo o sistema de saúde do país; participação colaborativa em dezenas de audiências e consultas públicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, no esforço conjunto de que a regulamentação gere sempre mais transparência e sustentabilidade; promoção de saúde para a população, com intensa participação de seus especialistas médicos em conteúdos de saúde e em veículos de imprensa.
 
A companhia possui uma Matriz de Prioridades ESG, na qual estão definidos os nove temas socioambientais e de governança corporativa considerados mais relevantes para a gestão da empresa. São eles: resíduos e materiais perigosos; ética e compliance; privacidade e segurança de dados; saúde e segurança da pessoa colaboradora; qualidade e segurança do produto/serviço; equidade nos serviços de saúde; saúde e bem-estar da pessoa consumidora; capital humano; diversidade e inclusão.
 
Cuidado socioambiental
Através de incentivo direto com investimento, o Grupo Amil apoiou 10 iniciativas em 2023, beneficiando diretamente cerca de seis mil pessoas. Entre os projetos de destaque estão os realizados com o Instituto Mara Gabrilli – Transformando Vidas, Instituto Vini.Jr e a Rede Brasil Afroempreendedora (Reafro).
 
No Programa de Voluntariado, que incentiva as pessoas colaboradoras e seus familiares a participarem de atividades de benefícios sociais, foram realizadas 11 ações presenciais e online, com a participação de cerca de 600 pessoas colaboradoras e mais de 1,7 mil horas doadas. Ao todo, mais de mil pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de três mil indiretamente.
 
Entre as iniciativas da companhia focadas no cuidado socioambiental está o Programa Aventais Reutilizáveis, que incentiva o uso destes no lugar dos descartáveis, evitando a produção e descarte de materiais de uso único. Em 2023, foram consumidos 1,2 milhão de aventais reutilizáveis, evitando cerca de 36 toneladas de resíduos em aterros e a emissão de 7,05 toneladas de gases de efeito estufa.
 
Através do Projeto Uninovo foram enviados em 2023 cerca de 4 mil quilos de resíduos têxteis para reciclagem. O objetivo é evitar o envio de uniformes e enxovais para aterros, transformando esses materiais em novos produtos depois de serem processados por mulheres em situação de vulnerabilidade, em parceria com ONG para promoção de inclusão social.
 
Em 2023, a Amil expandiu o Programa Aterro Zero em duas unidades hospitalares no Rio de Janeiro, reduzindo a quantidade de resíduos recicláveis enviados para aterros por meio de conscientização, revisão de procedimentos operacionais e dimensionamento de coletores. E como parte dos esforços no sentido de evitar a produção de resíduos em atividades próprias, a companhia passou a utilizar um novo software para otimizar a gestão de resíduos, melhorando a agilidade e a confiabilidade dos dados – em conformidade com os requisitos legais e com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) de cada unidade.
 
Nova gestão - Missão e Valores
O Relatório apresenta a Cultura, Missão e Valores do Grupo Amil após a mudança de controle da companhia, com marco em 6 de fevereiro de 2024, quando foi formalizada a saída do UHG do Brasil e a transferência de controle do Grupo Amil para José Seripieri Filho, o Junior. A missão do Grupo é cuidar, e os valores são: Acolhimento, Agilidade, Relacionamento, Excelência, Performance e Coragem.
 
“Vivemos, dia após dia, cuidando das pessoas do nosso time, para que possam cuidar e servir a população que utiliza nossos produtos e serviços em saúde. Concentramos nossos esforços em servir sempre e melhor”, afirma Renato Manso.
 
O documento apresenta o atual Conselho Consultivo do Grupo Amil e aborda a reestruturação nas unidades de negócios da empresa, concentradas hoje em duas grandes frentes: Amil e Rede Total Care. A primeira lidera a operação dos planos médico e odontológico, enquanto a segunda engloba toda a rede assistencial própria do Grupo, que inclui hospitais, clínicas e centros de tratamento.
 
“Nossos times clínicos têm atuado para implementar programas de gestão de saúde cruciais para conciliar a melhor assistência para o paciente, sem desperdício e com a máxima eficiência. Compartilhamos com profissionais de saúde nossa perspectiva de medicina baseada em evidência e, com nossos beneficiários, orientações para receber o cuidado certo, seja na rede credenciada Amil ou na Total Care”, destaca Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care.
 
Para conferir o relatório na íntegra, basta acessar: https://institucional.amil.com.br/relatorio-esg