A Black Friday deve levar 85% dos consumidores brasileiros às compras nesta sexta-feira (29), segundo pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago. A data é aguardada por muitos consumidores que aproveitam os descontos para antecipar compras de fim de ano e adquirir produtos a preços mais baixos.
No entanto, as ofertas tentadoras podem levar a gastos que comprometem o orçamento e que, muitas vezes, geram arrependimento pós-compra. Segundo Claudia Kalim, especialista em Estratégia e Comportamento do Consumidor e diretora de estratégia e marketing internacional do Hub de Negócios e Comunicação Gotcha, mesmo que parte do consumo nesta época seja planejado justamente para antecipar compras de Natal e Ano Novo, o apelo comercial da Black Friday pode levar a compras por impulso.
“Para aproveitar uma oferta com desconto, visto como tentador, ou para ter aquela marca desejada, é comum ocorrerem compras por impulso”, afirma Kalim. A especialista destaca ainda que “grande parte do consumo se dá no e-commerce, que conta com inúmeros dados, preditivos, inclusive, para programar promoções para grupos específicos, analisando o comportamento de compra antes da Black Friday para criar ofertas mais direcionadas”. Este alto nível de personalização dos anúncios, que faz chegar até o consumidor ofertas de produtos que realmente lhe interessam, torna ainda mais atrativa a possibilidade de compra.
A fim de evitar gastos que comprometem o orçamento e garantir que as compras sejam realmente vantajosas, Kalim alerta que “há muitas variáveis a serem consideradas na decisão de compra da Black Friday, como o preço, a qualidade e a marca do produto, a gratuidade do frete, a agilidade no prazo de entrega e a facilidade de pagamento”. Para uma Black Friday mais consciente e controlada, algumas estratégias podem ser colocadas em prática:
Com a promoção “É Hora de Cashback”, do Cartão de TODOS, que ocorre entre os dias 25 e 30 de novembro, novos clientes e refiliados terão R$10,00 de cashback, mediante cadastro da carteirinha no app, e isenção da primeira mensalidade. Os consumidores terão ainda anuidade grátis da carteirinha do time do coração do Cartão de TODOS Esportes, seis meses livres para utilizar o app de exercícios físicos Allp Fit Home e acesso à plataforma de cursos on-line Refuturiza com primeira mensalidade a R$ 4,99, que serão revertidos em cashback.
Para participar da promoção “É Hora do Cashback”, os interessados podem fazer o processo de filiação pelo site do Cartão de TODOS, pelo telefone 0800 729-2072, pelo WhatsApp (011 4003-5818), pelo app do Cartão ou ainda, presencialmente, em uma das unidades distribuídas pelo território nacional.
A Black Friday pode ser uma oportunidade real para economizar, mas é preciso cautela. Com planejamento e atenção aos detalhes, é possível aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento e sem arrependimentos.