Agricultura Agricultura
Equipe da SDA visita experiência de produção agroecológica integral em Cuba
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, secretários executivos e equipe técnica do Projeto São José e da Empresa de Assistên...
07/11/2024 14h41
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, secretários executivos e equipe técnica do Projeto São José e da Empresa de Assistência Técnica do Ceará (Ematerce) visitaram na tarde desta terça (5), o Projeto Agroecológico Integral Vista Hermosa. A fazenda agroecológica está localizada em Bacuranao, capital do município de Guanabacoa. Possui sessenta e sete hectares dedicados à produção agrícola e pecuária num ciclo fechado que vai desde o plantio de alimentos para animais até a produção de alimentos artesanais e serviço gastronômico.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A delegação cearense foi recepcionada com almoço pelo representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Cuba e Nicarágua, Marcelo Resende. “A fazenda funciona como uma MiPyME, micro e pequena empresa cubana, e se constitui em um modelo produtivo integrado que respeita o meio ambiente e produz alimentos agroecológicos, além de oferecer aos seus visitantes um restaurante e espaço para visitação”, afirmou o secretário Moisés Braz.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Vacas, cavalos, cabras, ovelhas, porcos, coelhos, porquinhos-da-índia, aves e aves ornamentais são algumas das espécies que vivem na fazenda em um ambiente rico em árvores frutíferas como: mamoncillo, tamarindo, coqueiro, goiabeira, bananeira e outros. Além disso, a Vista Hermosa possui uma área de cultivo semiprotegida onde são produzidos diversos vegetais e plantas aromáticas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para o secretário executivo Marcos Jacinto, “a finca mostra potencial de producão de alimentos saudáveis no território de Cuba, a partir de ação cooperada, com cooperativas que organizam o processo produtivo e de agregação de valor, e o governo”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará