O Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lúcio – participou na manhã desta terça-feira (29), juntamente com o diretor-presidente da Energisa – Paulo Roberto dos Santos, da assinatura de uma parceria para instituição do projeto de eficiência energética na Delegacia de Polícia de Aquidauana.
O projeto prevê a redução em até 80% no consumo da Unidade Policial mediante ações de economia e substituição dos sistemas de iluminação, condicionamento de ar, entre outros.
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Polícia do Interior – delegado Jairo Mendes; o delegado titular da Delegacia Regional de Aquidauana – Amylcar Eduardo Paracatu Romero; a assessora de Relações Institucionais – Denise Simões e o engenheiro especialista em eficiência energética Emerson Nantes.
Ações Propostas
Após a realização de um diagnóstico de consumo energético da Unidade, a empresa desenvolveu um planejamento de atividades que abrange: A substituição do sistema de iluminação visando a troca de 45 lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares por lâmpadas de LED; A troca do sistema de condicionamento de ar, que prevê 20 novos equipamentos e a instalação de equipamentos para sistema de energia solar fotovoltaica, o que deve proporcionar economia de 84,11mwh/ano (megawatts-hora).
A empresa Energisa acredita que serão realizados investimentos na ordem de R$ 250.000 para execução do projeto que, em sua etapa final, fornecerá treinamento e capacitação a toda equipe da Delegacia para o melhor aproveitamento dos novos itens.
Chamada Pública
A Delegacia de Aquidauana foi escolhida a participar do projeto após a realização de uma chamada pública. Todo ano, a empresa faz a seleção de projetos a serem executados seguindo todos os critérios de avaliação e aplicação do recurso.
A Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética (PEE) visa incentivar o desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética, bem como combate ao desperdício de energia elétrica nas instalações das unidades consumidoras, relativas ao uso final de energia elétrica em sua área de concessão.
Conforme o cronograma desenvolvido pela empresa, o prazo para conclusão das atividades a serem executadas é março de 2025.