Educação Educação
CLDF comemora os 50 anos Centro de Ensino Médio 05 de Taguatinga
Em solenidade presidida pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a Câmara Legislativa do DF celebrou, nesta segunda-feira (21), cinco décadas de...
21/10/2024 14h53
Por: Redação Fonte: Agência CLDF

Em solenidade presidida pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a Câmara Legislativa do DF celebrou, nesta segunda-feira (21), cinco décadas de fundação do Centro de Ensino Médio 05 de Taguatinga (CEM 05). A cerimônia reuniu alunos, professores e representantes da Secretaria de Educação (SEE/DF) que ressaltaram o impacto positivo da instituição para a educação no DF ao longo de meio século.

Daniel de Castro destacou o papel fundamental do CEM 05 na formação de “cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro”. Ele ressaltou o trabalho dos diretores e professores que, “com dedicação, transformam a vida de quase mil estudantes diariamente, fornecendo-lhes não apenas o conhecimento, mas também um ambiente que promove o desenvolvimento como seres humanos”.

O deputado comemorou a recente inauguração da nova cantina na escola, obra que foi viabilizada por meio de emenda parlamentar. Segundo informou, seu mandato já destinou mais R$ 9 milhões em emendas especificamente ao CEF 05.

Castro elencou projetos de sua autoria que visam melhorar a segurança e a infraestrutura nas escolas públicas. Entre as iniciativas mencionadas estão a presença de profissionais de segurança nas instituições, a instalação de umidificadores de ar para enfrentar o clima seco e a criação de programas de incentivo à prática esportiva.


Reconhecimento

O diretor de assuntos de saúde do trabalhador do CEM 05, Rodrigo Teixeira, destacou a relevância da cerimônia por possibilitar que os estudantes ocupem e se familiarizem com espaços públicos de decisão, como é a CLDF. “Vocês, estudantes, são o futuro, são a transformação. Precisam conhecer um pouco mais este espaço (CLDF), que é um lugar de cobrança”, ponderou.


Já Fátima Almeida, diretora do Sindicato dos Professores (SINPRO/DF), avalia que a escola foi responsável pela formação escolar de diversas gerações e que o que simboliza, de fato, o sucesso da unidade de ensino não é sua estrutura física, mas o trabalho desenvolvido pelas pessoas que passaram por ela. “Escola não é só tijolo e paredes, mas pessoas. O que faz uma escola são as relações. Cuidando das pessoas é que cuidamos da escola”, destacou.


Para Bráulio Gonçalves, vice-diretor da escola, a gestão educacional desenvolvida se destaca por enxergar cada aluno de acordo com sua individualidade, e não apenas como um número. “Acredito em cada um de vocês”, declarou à plateia de estudantes.

O diretor do centro escolar, Evaldo Rodrigues, classificou o CEM 05 como “um solo fértil de possibilidades. Para ele, além do caráter educacional, a escola pública cumpre um relevante papel social, como ferramenta na luta por igualdade social.

“O objetivo da escola pública é combater o abismo social por meio da educação”

, ponderou.

A cerimônia contou ainda com falas de alunos, que elogiaram e agradeceram os esforços dos professores para “tornar o CEM 05 um lugar acolhedor”. Ao final da sessão, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da Casa , Pastor Daniel entregou moções de louvor ao corpo docente em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.


Christopher Gama/ Agência CLDF