Referência entre as instituições formadoras na saúde pública, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) , participa novamente do Exame Nacional das Residências em Saúde (Enare 2024-2025).
Estão abertas, até segunda-feira (9/9), as inscrições para 279 vagas em diversas especialidades e áreas de atuação. Para se inscrever, basta acessar o site oficial .
Uma das principais missões institucionais da Fhemig é contribuir na formação de especialistas, com o objetivo de qualificar profissionais para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta edição, a Fhemig oferece 223 vagas para residência médica, distribuídas em 57 programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 21 especialidades, 17 áreas de atuação e um ano opcional.
Ao todo, 12 unidades assistenciais estão incluídas no programa: oito na capital e quatro nos municípios de Barbacena, Juiz de Fora e Patos de Minas.
Já para a residência em área profissional da saúde, a instituição oferece 56 vagas em seis programas autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CRNMS), em quatro áreas de concentração, distribuídas em seis unidades assistenciais: cinco em Belo Horizonte e uma em Patos de Minas.
A prova está prevista para 20/10. Em caso de dúvidas específicas sobre os programas oferecidos pela Fhemig, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (31) 3915-9139 ou pelo e-mail residencia@fhemig.mg.gov.br .
Padrão ouro
Para a coordenadora de Residência em Saúde da Fhemig, Elaine de Andrade Azevedo, as residências são o padrão ouro da formação de especialistas no país, contribuindo para a potencialização e qualificação do cuidado.
“A Fhemig se destaca como uma instituição comprometida em proporcionar um ambiente de aprendizagem que combina um corpo docente assistencial – com vasta experiência técnica – com cenários de prática de excelência, colaborando para a formação de especialistas altamente qualificados para atuação no SUS”, ressalta.
O primeiro programa de residência médica da Fhemig foi o de psiquiatria, no Instituto Raul Soares, aberto em 1968, apesar da formalização da residência médica no Brasil ter ocorrido quase dez anos mais tarde, com a publicação do Decreto nº 80.281 de setembro de 1977.