Educação Educação
Educação inicia implementação da Estratégia de Gestão Escolar para Equidade Racial em Minas
Na primeira etapa, ações começarão em 60 escolas com formações que seguem durante todo ano letivo
14/08/2024 19h12
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Nesta terça (13) e quarta-feira (14/8), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está promovendo o Seminário e Formação para a implementação da estratégia de Gestão Escolar para Equidade Racial, em Belo Horizonte.

Realizado em parceria com o Instituto Unibanco, o projeto representa um passo importante do Governo de Minas , dentro do compromisso para promover a equidade racial na rede de ensino.

A iniciativa integra as atividades do Programa Jovem de Futuro, no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem, e será implementada inicialmente em 60 escolas de todo o estado. Na terça-feira, dezenas de diretores e especialistas da Educação Básica participaram da primeira etapa da Estratégia da Gestão para Equidade Racial.

“É um plano desenvolvido para sensibilizar gestores educacionais e todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes sobre a importância de promover a igualdade racial nas escolas”, resume a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

Para apoiar o desenvolvimento de ações de equidade nas escolas, os servidores estaduais terão acesso ao Caderno de Gestão Escolar para Equidade Racial. O documento, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, reúne 39 práticas pedagógicas testadas e aprimoradas para auxiliar na aplicação de uma agenda de educação pró-equidade racial em sintonia com os dispositivos da Lei 10.639/03.

Assim explica Aline Andrade, coordenadora de Implementação de Programas e Projetos do Instituto Unibanco. “É uma estratégia que o instituto já vem desenvolvendo para apoiar as redes estaduais na implementação da lei, que estabeleceu diretrizes e bases da educação nacional para inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’”. 

A ação complementa o trabalho desenvolvido pela SEE/MG, que promove a inserção dos conteúdos da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, por meio do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Este trabalho está alinhado à legislação federal, à Base Nacional Comum Curricular e às Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais.

Programação construída com a rede

A programação da Formação da Estratégia de Gestão Escolar para Equidade Racial foi construída em parceria com a rede estadual de ensino.

Entre os palestrantes, estavam as professoras da rede Débora Jacques e Célia Alves, idealizadoras do projeto “Reconhecendo Raízes – Identidade e Cultura de uma Educação Antirracista”, desenvolvido na Escola Estadual Carlos Góes, em Belo Horizonte.

“O projeto começou com a capacitação de professores trazendo temas como identidade, colorismo, racismo estrutural, cotas e leis antirracistas. Posteriormente, foram desenvolvidas 16 oficinas na escola para os estudantes participarem", conta Débora, que vislumbra a implementação de ações para uma educação antirracista em Minas.

“Que a escola seja um ambiente acolhedor, onde o aluno negro e aquele considerado pardo ou preto não tenha vergonha de ser. Não só na escola pública, mas em todos os locais. Com esse fortalecimento e prática normalizada, a expectativa é maravilhosa no combate ao crime de racismo”, completa Célia.

Trabalho contínuo

As ações da Estratégia da Gestão para Equidade Racial seguem durante todo o ano letivo e incluem a realização de formações presenciais e virtuais para gestores escolares.

As capacitações abordarão temas como racismo estrutural, branquitude e equidade racial, com o objetivo de sensibilizar e capacitar os gestores para combater práticas discriminatórias no ambiente escolar.

Além disso, uma formação virtual específica será oferecida aos inspetores escolares. O foco será nos amparos legais e na importância da implementação e acompanhamento das políticas de equidade racial. Para monitorar a eficácia das ações, serão aplicadas avaliações periódicas de apreciação dos eventos realizados.

A mobilização das escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) também será uma parte essencial do plano. As instituições serão incentivadas a participar ativamente da estratégia, contando com apoio técnico contínuo e acompanhamento.

Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos, que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.

O objetivo do instituto é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais, com valores como acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências.