Geral Assuntos Fundiários
CLDF comemora 62 anos do Incra 8 e prestigia instituições da região rural Alexandre Gusmão
A Câmara Legislativa do Distrito Federal se deslocou até Brazlândia, na manhã desta terça (8), para celebrar os 62 anos do Centro Educacional do In...
25/06/2024 19h48
Por: Redação Fonte: Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal se deslocou até Brazlândia, na manhã desta terça (8), para celebrar os 62 anos do Centro Educacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) 8 e homenagear personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do Núcleo Rural Alexandre Gusmão. A iniciativa do deputado Iolando (MDB) também prestigiou a região administrativa pelos 91 anos de existência, completados no início de junho.

Giselle Ferreira de Oliveira, secretária de Estado da Mulher, Alessandro Cabral Souza, coordenador de desenvolvimento da Administração Regional da Ceilândia, Cleison Medas Duval, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), Aoki Shogo, representante da Embaixada do Japão no Brasil, e Luciana Lima Cardoso Ferreira e João Batista de Lima, membros da Administração Regional de Brazlândia estiveram presentes na solenidade. 

Participaram também Dirceu Ricardo Lemos Ceccatto, representante da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), Cláudia Pereira Farinha, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no DF e entorno e Rafael Bueno, secretário de estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). O encontro contou com apresentação da cantora mirim Rafaella Santana.

Na abertura do evento, Iolando destacou o avanço da infraestrutura em Brazlândia com a duplicação da BR-080, para aumentar a segurança e eficiência da estrada, além da ampliação e reforma do Hospital Regional da RA. “Para nós é um orgulho muito grande saber o quanto a nossa cidade tem crescido, se tornado cada dia melhor e um lugar melhor de se morar”, salientou o parlamentar.

Picag

Rafael Bueno, secretário da Seagri-DF, exaltou o Projeto de Integração e Colonização Alexandre Gusmão (Picag) por fomentar o abastecimento de hortaliças, frutas e verduras de Brazlândia para todo o DF. Bueno, ressaltou, ainda, o empenho dos produtores rurais na agricultura sustentável, na implementação de programas educacionais e nos incentivos à inovação, saúde e de bem-estar para os moradores da RA.

“É um momento de reconhecer de pé a força do produtor de Brazlândia, responsável por levar o abastecimento alimentar para a cidade”, ressaltou Bueno. “Foi o produtor de Brazlândia que segurou firme durante a pandemia para não faltar o alface, o tomate, a goiaba enquanto estávamos dentro das nossas casas”, salientou.

O secretário da Seagri-DF também aproveitou a oportunidade para destacar as obras realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), como a inauguração do canal do Rodeador e a criação de uma estruturas comerciais para os agricultores. “Nós já temos o projeto pronto para o galpão de comercialização do produtor rural na região da Cascalheira. Inclusive, estamos desmembrando parte da área passando para administração e já encaminhamos para o ITR (Imposto Territorial Rural)”, afirmou.

Influência japonesa

Aoki Shogo, representante da embaixada japonesa, frisou o desenvolvimento conjunto do GDF, do CED Incra 8 e da comunidade japonesa nas atividades agrícolas de Brazlândia, principalmente na produção de morango e goiaba, que se destaca nos famosos festivais de frutas do DF.

Shogo compartilhou que a Embaixada do Japão trabalha com a Secretaria de Educação para implementar na unidade escolar um projeto de intercâmbio cultural japonês. “Futuramente, nós pretendemos implementar a escola bilíngue japonesa. Nossa intenção é não só ensinar a língua, mas também divulgar a cultura japonesa para estudantes e professores”, enfatizou.

Durante o evento, João Batista de Lima, gerente de apoio rural da Administração Regional de Brazlândia, sugeriu a criação de uma barraca institucional na Festa do Morango para valorizar a efetiva participação da embaixada japonesa na agricultura, econômica e educação da região.“Não podemos esquecer da importância da colônia japonesa, dos imigrantes que vieram alavancar o cerrado de Brasília para transformar o cinturão verde da capital federal.”

Ao fim do evento, os homenageados receberam moções de louvor pela dedicação às atividades agrícolas desenvolvidas em Brazlândia. A solenidade foi transmitida na TV Câmara Distrital e no canal da CLDF no YouTube.


Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF