O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES) formalizou convênio, nesta quinta-feira (20/6),com quatro hospitais de pequeno porte (HPP) para aquisição e instalação de equipamentos. Os recursos fazem parte do Programa Avançar Mais, que vai beneficiar instituições que atendem até 50 leitos.
O repasse dos investimentos foi viabilizado com base na portaria 750/2023, que prevê R$ 30 milhões para os HPPs. Os valores dos convênios assinados hoje são destinados a hospitais localizados em Porto Lucena, Jacutinga, Ibirubá e Nova Petrópolis.
“Esse convênio é uma demonstração de como as instituições têm qualificação ao encaminhar projetos”, salientou Arita ao se referir ao chamamento público no qual os hospitais inscreveram propostas para o Programa Avançar.
“Sabemos que os equipamentos terão papel fundamental na rede, inclusive para desafogar as estruturas e consolidar recursos concretos para os hospitais de pequeno porte. Não podemos desacelerar nem perder nosso grande objetivo, que é estar junto das instituições e promover serviços mais resolutivos”, acrescentou a secretária.
Participando de forma remota, autoridades e representantes dos hospitais beneficiados agradeceram o investimento. O prefeito de Porto Lucena, Jair Wagner, destacou o quanto a compra de equipamentos irá refletir na melhoria do atendimento à comunidade do município, que fica no Noroeste do Estado.
O administrador do hospital de Ibirubá, Odair Funk, representando o presidente Antônio Soster, ressaltou a importância da portaria para a revitalização dos HPPs no Estado: “Daremos mais passos no sentido de qualificar os atendimentos”, disse.
O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Wolf, por sua vez, declarou que o investimento é um estímulo para o município. “Precisamos celebrar as coisas boas e continuar acreditando no trabalho e fazendo a diferença. Com esses equipamentos, poderemos suprir as demandas da comunidade”, destacou.
Hospitais contemplados
Santo Ângelo
Também foi assinado, na ocasião, um convênio com a Associação Hospitalar de Caridade de Santo Ângelo, no valor de R$ 99.999,07. Fruto de emenda parlamentar, o investimento será destinado à aquisição de monitores, cardiotocógrafos e ventiladores pulmonares para transporte que serão destinados à unidade de pronto atendimento, à maternidade e à unidade clínica do hospital.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 16° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 21°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 22°
Chuvas esparsas