A tarde desta sexta-feira (7/7) foi marcada pela troca de experiências no Centro-Oeste do Brasil, onde o programa Minas Livre Para Crescer, do Governo de Minas , foi tema do fórum realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).
A solenidade contou com a participação do governador Romeu Zema, que enfatizou a melhoria da economia de Minas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Em 2018, a economia mineira representava 8,8% e os últimos dados do IBGE mostram que a economia representa 9,5%”. Ele observou que o impacto positivo para Minas Gerais está provocando uma procura por mão de obra no estado.
"Eu fico muito feliz quando vou ao interior de Minas e vejo que a maioria dos municípios estão ‘sofrendo’ com a mão de obra. Esse é um problema bom. Além disso, estamos caminhando para atingirmos a marca de 1 milhão de empregos com carteira assinada. E eu atribuo muito esses avanços a essa maior liberdade econômica", disse o governador Romeu Zema. | ||
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , Fernando Passalio, destacou a referência que o programa é, não só para Goiás, que recentemente sancionou a lei da liberdade econômica, mas para outros estados.
“O mais interessante disso tudo é que, assim como outros estados, Goiás teve no Minas Livre para Crescer uma referência de programa de desburocratização. E isso tem sido uma recorrência em outros estados, o que nos faz certificarmos que estamos caminhando certo. Os números mostram, pela atração de investimento, pela geração de emprego e pela melhoria do aumento de negócios que o Minas Livre é, sim, uma realidade e tem dado resultados para Minas Gerais”, declarou o secretário.
Minas Livre Para Crescer
Criado em 2019, o Minas Livre Para Crescer foi desenvolvido para tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda. Até o momento, 443 municípios mineiros aderiram ao programa através da Lei de Liberdade Econômica e isso representa mais da metade dos municípios do estado.
O programa auxilia os municípios mineiros durante todo o processo para instituir a Lei de Liberdade Econômica em âmbito municipal, em consonância à aplicação das diretrizes federal e estadual.
Com foco na desburocratização, a iniciativa também conta com o apoio de empreendedores e entidades parceiras para identificar normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios.
Compromissos em Goiás
Além do Minas Livre Para Crescer, o governador Romeu Zema cumpriu uma série de compromissos em Goiás. Zema iniciou o dia em Anápolis, onde se encontrou com empresários e setor produtivo na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). Acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o chefe do Executivo mostrou o cenário econômico do estado os problemas que herdou de governos anteriores.
Já em Goiânia, Zema esteve junto com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , Thales Fernandes, na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e se encontrou com produtores rurais.