Senado Federal Senado Federal
CDR analisa inclusão de 44 municípios maranhenses no semiárido
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) pode votar na terça-feira (14), às 9h30, o projeto de lei que inclui 44 municípios maranhenses na regi...
10/05/2024 17h34
Por: Redação Fonte: Agência Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) pode votar na terça-feira (14), às 9h30, o projeto de lei que inclui 44 municípios maranhenses na região do semiárido. O PL 2.492/2019 é do senador Weverton (PDT-MA).

Essas cidades possuem políticas públicas específicas e crédito diferenciado do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Weverton chamou a atenção para a dificuldade das práticas agrícolas no semiárido e lamentou a persistência de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nessa região.

O relator do projeto, senador Efraim Filho (União-PB), apresentou parecer favorável, lembrando que “a proposição tem, de fato, o mérito de propiciar o acesso a condições mais favoráveis de indução do desenvolvimento econômico e social na região potencialmente beneficiada.”

Turismo Colaborativo

Também está na pauta o Projeto de Lei 2.994/2020 , da Câmara dos Deputados, que modifica a Lei Geral do Turismo ( Lei 11.771, de 2008 ) com o objetivo de regulamentar o chamado turismo colaborativo.

O turismo colaborativo é a prática em que o hóspede paga sua estadia por meio da prestação de serviços no estabelecimento hoteleiro, sem que isso configure vínculo empregatício. Relatora da proposta,a senadora Janaína Farias (PT-CE) recomendou a aprovação do projeto.

Outro projeto na pauta é o PL 3.100/2023 , do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). O texto autoriza a aplicação de recursos dos fundos constitucionais no Programa Terra Brasil. O projeto conta com parecer favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN).

O objetivo do Terra Brasil é viabilizar o financiamento da compra de imóveis rurais por agricultores sem acesso a terras ou com pequena área rural, numa espécie de “Minha Casa, Minha Vida” rural.

O presidente da CDR é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).