Em 2016, durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) promovidos pelo Governo de Minas, uma estudante-atleta se destacou nas partidas de basquete feminino. Kamilla Cardoso, de Montes Claros, foi campeã do Jemg naquele ano.
Nessa segunda-feira (15/4), quase oito anos depois, a mineira foi selecionada para jogar a principal liga de basquete feminino do mundo, a WNBA, depois de uma temporada marcada por premiações nos EUA.
Kamilla foi para os Estados Unidos com 14 anos. Sua qualidade técnica e altura eram promissoras, e ela já havia vencido, no Brasil, o Jemg e os Jogos da Juventude. Mesmo sem saber inglês, chegou no país com sua habilidade e determinação.
Ela se destacou nas partidas escolares e começou a jogar a principal liga universitária pela equipe da Universidade da Carolina do Sul, sendo campeã do torneio em março, com direito a prêmios individuais.
Agora, a montes-clarense de 22 anos e 2,01m de altura vai jogar na liga WNBA pelo Chicago Sky. Ela foi a terceira escolha no Draft, que consiste na seleção de jogadoras universitárias pelas equipes profissionais.
Para Tomás Mendes, subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , a trajetória de Kamilla é motivo de orgulho. “Nós acreditamos muito nesse poder transformador do esporte através da escola. Então a gente fica muito feliz de ver atletas como a Kamilla, que se desenvolveu através do basquete feminino nos Jogos Escolares de Minas Gerais”.
Campeonato e Chicago
A seleção da pivô pelo Chicago Sky é um reconhecimento por uma temporada impecável. Campeã pelo South Carolina Gamecocks, Kamilla recebeu prêmios de Jogadora Defensiva do Ano e Melhor Jogadora do Campeonato.
Ela já tinha demonstrado interesse pela equipe que vai representar na liga profissional.
Coincidência ou não, há 40 anos, em 1984, um outro time de Chicago selecionava, também na terceira escolha do Draft, um atleta destaque. Chicago Bulls foi a equipe de basquete masculino que abriu as portas para Michael Jordan, um dos maiores basquetebolistas da história.
Jemg
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são um programa da Sedese-MG que, por meio da Subsecretaria de Esportes, valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas.
“O Jemg é fundamental para a formação de atletas e de cidadãos. Então, vamos continuar trabalhando para que o Jemg possa chegar cada vez mais em todas as cidades e escolas do estado de Minas Gerais”, completa o subsecretário Tomás Mendes.