Na manhã desta terça-feira (19), segundo dia da programação da 1ª Semana da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o público assistiu à palestra "De homem para homem: O homem como cura do machismo, uma reflexão sobre as ideias e comportamentos que geram a violência contra a mulher", por Thiago Bazi, doutor em Política Social pela Universidade de Brasília.
A conscientização sobre o machismo estrutural é um dos focos da Semana da Mulher, segundo a procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio (PSB), que tratou do assunto em artigo sobre a relação entre casos de feminicídio e machismo estrutural.
Ela salientou o tema desta primeira edição, “Fortalecendo laços, construindo futuro”, dedicada a celebrar e fortalecer o papel da mulher na sociedade, durante a abertura oficial do evento, ontem (18), na Praça do Servidor. Hoje à tarde, Amarilio, que também é enfermeira, abre a roda de conversa "Você anda cuidando da sua saúde?"
Serviços
Além de palestras e rodas de conversa, a Semana da Mulher abarca uma diversidade de atendimentos e serviços gratuitos, graças a parcerias com secretarias e órgãos de governo. Hoje e amanhã (20), os espaços Mulher Empreendedora e Mulher Cidadã reúnem ações, como imunização contra hepatite B, tétano, febre amarela, tríplice viral, dengue 10 a 14 anos e testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, oferecido pela Secretaria de Saúde do DF.
A emissão da identidade digital pela Polícia Civil do DF é outro serviço disponibilizado à população, bastando ao interessado trazer a identidade anterior e a certidão de nascimento ou certidão de casamento. Também participam do evento a Defensoria Pública do DF, com orientação jurídica em ações como divórcio, pensão alimentícia e guarda, além de atendimento psicossocial, e a Defensoria Pública da União com orientação jurídica e cidadã, auxiliando em certidões de nascimento, casamento e óbito, Bolsa Família, aposentadoria e pensão. Entre outros parceiros, estão presentes, ainda, o SESC Saúde, com consultas médicas, e a Secretaria da Mulher do DF, com o ônibus lilás, que faz acolhimento e atendimento a vítimas de violência.
Para acessar todos os serviços e a programação completa clique aqui
Leia Mais
Em abertura da 1ª Semana da Mulher, participantes destacam sororidade e protestam contra o feminicídio Basta de feminicídios! Viver é um direito, não um privilégio
Franci Moraes - Agência CLDF