Em sessão solene nesta sexta-feira (15), às 18h, a Câmara Legislativa comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, na sede da Associação DFdown , que fica na 507 sul. O evento será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .
O autor da homenagem, deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), destaca que o objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é promover a conscientização global sobre a importância dos direitos igualitários, bem-estar e inclusão das pessoas com Down na sociedade. A data escolhida, 21 de março, representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Proposta pelo Brasil, a data foi acatada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011.
Foram convidados para participar da solenidade o deputado distrital Robério Negreiros (PSD); a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); a senadora Damares Alves (Republicanos-DF); a secretária de Saúde do DF, Lucilene Maria Florêncio; o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos; além de representantes de entidades ligadas à causa, como a Associação Pestalozzi de Brasília, a Federação Brasileira dos Associados de Síndrome de Down (FBASD), o Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CrisDown) e o Instituo Ápice Down.
Conferência da ONU
Devido à atuação parlamentar em prol do segmento, Eduardo Pedrosa foi convidado para participar da 13ª Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, na sede das Nações Unidas (ONU), em New York (USA), que acontecerá no próximo dia 21. O tema do dia internacional deste ano será “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, cuja abordagem, baseada nos direitos humanos, considera que as pessoas com deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça e ter as mesmas oportunidades que todos, sem serem excluídas.
Como representante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, Pedrosa pretende fortalecer a agenda de promoção, inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A conferência, segundo o distrital, é uma oportunidade de compartilhar experiências a fim de aperfeiçoar as ações do Poder Legislativo voltadas ao desenvolvimento do protagonismo, dignidade e autoestima das pessoas com a síndrome.
Aumentar a conscientização e criar uma voz única, global, para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar dessa população, além de disseminar informações para promover a inclusão do segmento são as principais bandeiras do parlamentar no encontro.
Franci Moraes - Agência CLDF