A reforma e manutenção da Praça dos Orixás será tema de audiência pública da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (2), às 15h, na própria Praça dos Orixás, que fica às margens do Lago Paranoá, no trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Legislativa (canal 9.3) e YouTube .
O autor da iniciativa, deputado Gabriel Magno (PT), explica que a estrutura, a manutenção, a restauração das esculturas e a criação de política de segurança para o local é uma reivindicação da população que frequenta a praça, ponto de referência para a realização de rituais e celebrações ligados às religiões de matrizes africanas, como a festa de Iemanjá.
O espaço também é usado para atividades esportivas e de lazer, uma vez que dá acesso público ao lago.
Segundo o parlamentar, a Praça dos Orixás tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal em 2008, no entanto, sua manutenção e proteção vem sendo negligenciadas.
Foram convidados para o debate o secretário de Cultura do DF, Cláudio Abrantes; o administrador regional do Plano Piloto, Waldemar Medeiros; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues; o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira; a coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde (Renafro) do Centro-Oeste, Mãe Baiana de Oyá; a representante do Coletivo das Yás, Ya Zulmira de Nanã, e a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira.
Franci Moraes - Agência CLDF