Educação Educação
Alunos de medicina apresentam relatos de experiência
Os alunos da Turma 20 da Faculdade de Medicina FACERES participam no próximo dia 28 de novembro, do 19º Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS)...
24/11/2023 20h48
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Os alunos da Turma 20 da Faculdade de Medicina FACERES participam no próximo dia 28 de novembro, do 19º Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS) com relatos de suas experiências.

O evento tem como objetivo compartilhar experiências sobre a realização do Projeto Terapêutico Singular (PTS) durante as atividades do Programa de Integração Comunitária.

O Programa de Integração Comunitária (PIC) é um eixo teórico-prático de saúde coletiva que busca inserir precocemente os acadêmicos de medicina na Atenção Básica. Durante a quarta etapa do curso de medicina na FACERES, os alunos desenvolvem o PTS com famílias da população vinculada às ESFs (Estratégia Saúde da Família).

Professora e coordenadora do PIC, Fernanda Novelli, esclarece que o PTS é um conjunto de condutas terapêuticas articuladas para indivíduos, famílias ou grupos, resultado da discussão coletiva de equipes interdisciplinares com Apoio Matricial, quando necessário. Essa ferramenta é fundamental para o cuidado integral e humanizado.

“O 19º Fórum PTS destacará 10 relatos de experiências na realização do PTS, sendo premiados os 5 melhores do evento, reconhecendo sua importância para a saúde da população e para o ensino médico”, explica a professora.

Quatro avaliadores externos, profissionais atuantes na atenção básica e no Sistema Único de Saúde, serão selecionados. Eles avaliarão tanto o conteúdo teórico dos resumos (relevância do estudo, problema científico, relação conclusão-objetivo, escrita técnico-científica e contexto educacional) quanto a apresentação (conhecimento sobre o estudo, qualidade estética, coesão entre problema/objetivos/resultados/conclusão, habilidades técnicas e postura).

Ao término do evento, serão premiados os 5 melhores relatos, segundo as notas dos avaliadores.