Visando a ampliação das ações de combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) na cidade de Maracanaú, que pertence à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou mais uma edição da Operação Ethos. A ofensiva iniciou nesta sexta-feira (10).
A operação, que teve início na manhã desta quarta-feira (16), passará pelos bairros Jardim Bandeirantes, Pajuçara, Parque tropical, Menino Jesus de praga, Novo Maracanaú, Cágado, Coqueiral, Jereissati, Centro, Boa Vista, Timbó, Jaçanaú, Mucunã, Luzardo Viana, Pau Serrado, Mirambé. Os locais são escolhidos com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. No decorrer das diligências, os trabalhos policiais contaram com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.
Participam dos trabalhos operacionais equipes da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Comando Tático Rural (Cotar), Comando Tático Motorizado (Cotam) e Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Além do trabalho realizado pelas equipes das Forças de Segurança do Ceará, a Operação Ethos também conta com a participação das forças amigas: Guarda Civil Municipal (GCM) de Maracanaú, Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran), Secretaria Meio Ambiente Ceará (SEMA). Ao todo, 26 equipes participam dos trabalhos operacionais.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.