Economia Economia
Reforma vira opção com alta nos preços de imóveis no Brasil
Diante da alta dos preços de imóveis no Brasil, reformar residências tornou-se uma alternativa viável devido às taxas de juros elevadas. Reformas p...
25/10/2023 15h06
Por: Redação Fonte: Agência Dino

Segundo dados recentes do Valor Econômico, os preços de imóveis têm aumentado vertiginosamente nas principais cidades brasileiras. Em São Paulo, Brasília, BH, Curitiba e Rio de Janeiro, nos últimos dois anos, os preços subiram mais de dois dígitos. Em capitais, como Florianópolis, Goiânia e Maceió, o avanço dos preços foi ainda mais robusto, passando dos dois dígitos somente nos últimos 12 meses. Sendo a valorização nestas capitais de respectivamente: 13,05%, 15,28% e 17,62%.

Diante desse cenário, a reforma residencial vem se tornando uma alternativa à compra de um imóvel novo. Isso porque as taxas de juros para financiamento estão elevadas no momento, tornando as prestações proibitivas para uma parcela significativa do mercado imobiliário brasileiro. Reformar e personalizar a própria casa tem se tornado uma opção mais simples e acessível.

O especialista em reformas e editor dos portais schilder-tips.nl e dubbelglas-tips.nl, Giovanni Bruno, enfatiza: "A demanda por reformas residenciais reflete não apenas uma opção muitas vezes mais acessível do que um imóvel novo, mas também o desejo de modernizar, tornar o lar mais sustentável e valorizar o imóvel".

De acordo ainda com o especialista, "ao reformar uma residência, é possível obter uma melhor eficiência energética, reduzindo gastos com energia elétrica, o que ajuda no orçamento e beneficia o meio ambiente. Casas com isolamento térmico adequado e vidros modernos demandam menos uso de refrigeração e aquecimento".

Além da redução de custos e ganhos no valor do imóvel, Bruno acrescenta que reestruturar layouts, integrar ambientes, expandir espaços e melhorar o aproveitamento da metragem também motiva as reformas. "Tornar as áreas mais funcionais e alinhadas com o estilo de vida contemporâneo é essencial para valorizar apartamentos e imóveis mais antigos", destaca Bruno.

O editor ainda explica que até pequenas mudanças, como uma nova pintura e o uso de vidros, já são capazes de transformar os espaços, trazendo mais vida, modernidade, ventilação e luminosidade. "Uma simples reforma tornando a casa mais arejada, viva e iluminada traz enormes benefícios e qualidade de vida para toda a família, sem ter de gastar muito".

Uma das principais vantagens de reformar uma casa em vez de comprar uma nova é a capacidade de personalização. Bruno, destaca: "Reformar permite que os proprietários modelem cada detalhe, desde o layout até os acabamentos, resultando em um ambiente verdadeiramente único e personalizado de acordo com suas necessidades e gostos. Algo que muitas vezes não é possível nos imóveis novos na planta".

O especialista destaca que reformar também pode ser mais econômico e eficiente em termos de tempo. "Encontrar e adquirir uma nova propriedade envolve tarefas demoradas, como busca, visitas, negociações e processos burocráticos. Em contraste, uma reforma bem planejada economiza tempo e simplifica o processo, permitindo que os proprietários se concentrem no aprimoramento de sua casa atual, evitando muitas das complexidades associadas à compra de uma nova propriedade", pontua Bruno.

Outra vantagem significativa é a apreciação do preço da casa ou apartamento. Bruno destaca que "uma reforma cuidadosa e bem planejada tem o potencial de aumentar significativamente o valor de mercado da propriedade. Pequenas melhorias podem resultar em ganhos substanciais na valorização do imóvel, oferecendo retornos financeiros sólidos a longo prazo".

Com o avanço expressivo dos preços do imóveis nos últimos 12 meses em cidades como Goiânia, Florianópolis e Maceió, Bruno comenta: "Certas capitais como Goiânia, Florianópolis e Maceió já tiveram uma forte valorização dos imóveis no último ano e mesmo em cidades em que a valorização do metro quadrado foi menor, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e BH, o mercado de reformas residenciais continua sendo uma excelente alternativa à compra de um imóvel novo", conclui Bruno.