Este sábado (21) foi marcado pela 5ª edição do Seopinho, que atendeu a 150 estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes na realização de exames oftalmológicos. A ação acontece anualmente, numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Seope, através das secretarias municipais de Saúde e Educação e Esportes, como forma de melhorar o desempenho dos alunos nos estudos.
Os atendimentos iniciaram às 7h e foram até o meio-dia, após triagem feita na própria unidade escolar e a identificação dos estudantes que apresentam dificuldades para enxergar. Além do exame oftalmológico, os alunos também ganham óculos gratuitamente.
Maria José mora no Engenho Manassu, localizado na Zona Rural do Jaboatão, e levou a filha Júlia Amanda, de 14 anos, e a sobrinha Glayciane Fernanda, de 15. “Júlia nunca fez exame, mas Glayciane já tinha feito. Só que a gente não teve condições de comprar óculos para ela. Hoje, foi feito novo exame e fiquem contente em saber que também será dado o óculos. É um serviço muito bom que a Prefeitura de Jaboatão oferece. Dá atenção tanto aos estudantes como para as famílias”, contou a dona de casa.
O prefeito Mano Medeiros acompanhou os atendimentos pessoalmente, no Seope, e falou sobre a importância dessa parceria. “Nosso pessoal da Educação é orientado a prestar atenção nas reações e desempenho dos alunos. Muitas vezes, a dificuldade de enxergar impede a leitura e provoca desatenção na sala de aula. Daí a importância do todos os anos realizarmos o Seopinho para que nossos alunos possam se desenvolver melhor nos estudos”, disse o gestor.