No último sábado (23), o Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, recebeu cerca de 200 crianças e jovens para uma manhã e vivência e experiência esportiva em virtude do Festival Paralímpico, promovido pela Secretaria do Esporte (Sesporte), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o festival é um momento de inclusão social. “Estamos recebendo quatro modalidades paralímpicas: bocha, atletismo, parabadminton e basquete em cadeira de rodas, e fazendo essa inclusão social por meio do esporte, um momento de festa aqui no CFO”, afirmou.
Pela primeira vez, Gabriel Davi, 12 anos, participou da edição do Festival Paralímpico e se surpreendeu com as modalidades. “Essa é minha primeira vez no evento e nesse lugar incrível. Foi muito legal a minha experiência no festival. Eu me surpreendi com o basquete em cadeira de rodas”, disse.
“Essa é a quinta edição e uma honra para o nosso estado e para a secretaria do esporte receber esse evento em parceria com o CPB e aumentar ainda mais o amor pelo movimento paralímpico”, afirmou a representante do CPB, Géssica Alexandre.
O evento proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. O momento celebra duas datas marcantes para o Movimento Paralímpico: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na quinta-feira, 21, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado na sexta-feira, 22.