Uma iniciativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde , do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionada dentre as boas práticas municipais que serão apresentadas no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC) .
O projeto Horta Comunitária Cores da Saúde Forte, implantado na Escola Municipal Olga Fortes, no município de Monte Carlo, busca incentivar hábitos alimentares saudáveis, plantio e colheita de hortaliças e chás, promovendo a interação entre escolares e o meio ambiente.
Desenvolvido pelo então mestrando Rui Carlos Sacramento, como parte da disciplina de Promoção da Saúde ao Indivíduo e Coletividades, o trabalho foi orientado pelos professores Carine Vendruscolo, Letícia de Lima Trindade, Lucimare Ferraz, Arnildo Korb e Leila Zanatta.
Intervenção local
Conforme os professores, no programa de pós-graduação da Udesc Oeste os mestrandos são instigados a desenvolver intervenções nos seus locais de trabalho – Sacramento é enfermeiro na Prefeitura de Monte Carlo. Ele hoje é mestre em Enfermagem pela universidade estadual e doutorando em Enfermagem em Gestão do Cuidado em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
O projeto foi executado em março de 2022 e segue em funcionamento no município, segundo os responsáveis, “articulando o engajamento da equipe da Estratégia Saúde da Família Santo Antônio e da Escola Municipal Olga Fortes”. Assista ao vídeo sobre o projeto Horta Comunitária Cores da Saúde Forte no Youtube .
Sobre o congresso
Organizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) , o Comac-SC será realizado de 27 a 29 de setembro na Arena Opus, em São José.
As boas práticas selecionadas serão apresentadas em painéis de 15 minutos e ficarão disponíveis na plataforma do Banco de Boas Práticas para consulta. Ao todo, 89 municípios catarinenses submeteram iniciativas.
O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Fecam e diversos parceiros para mapear boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas.
Os projetos foram avaliados por uma comissão de especialistas, considerando sete critérios de seleção: criatividade, replicabilidade, impacto social, caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.
Mais informações sobre o mestrado da Udesc Oeste podem ser obtidas no site .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009