O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participa nesta quarta e quinta-feira, 20 e 21, em Brasília, da 9ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e também da 9ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que envolve as esferas federal, estadual e municipal de governo.
A implementação do novo piso da enfermagem, o projeto de enfrentamento à violência no trânsito e as ações de prevenção do câncer do colo uterino estão entre as principais pautas do evento, que reúne os gestores estaduais de saúde de todo o país.
“A nossa finalidade, como representantes do Estado, é compartilhar com os demais secretários e o Ministério da Saúde as necessidades da população e dos servidores. Estamos focados em solucionar todos os apontamentos relacionados ao piso salarial da enfermagem e demais pautas tratadas no Conass”, enfatizou o titular da Sesacre, Pedro Pascoal.
Os gestores conheceram, ainda, o projeto “Cartografia da atenção especializada no SUS: formulação, formação e gestão do cuidado em redes” e discutiram aspectos da Política Nacional do Sangue e os recursos de investimentos para expansão de 90 ambulatórios.
A vacinação contra a influenza é realizada anualmente, seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na ocasião, destacou-se a necessidade de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação (sazonalidade antecipada). A reunião também teve como pauta a pactuação de financiamento de medicamentos incorporados à campanha contra influenza na Região Norte.