A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (COGEI), e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) iniciaram nesta quarta-feira (20) o “Curso de Patrulhamento Rural Aproximado (CPRA/2023). A capacitação tem carga horária de 60 horas/aulas e se estende até o próximo dia 26.
O CPRA tem como objetivo geral proporcionar aos policiais militares uma atualização dos conhecimentos teóricos, práticos e legais que envolvem o patrulhamento rural, com ênfase no policiamento de proximidade. O treinamento capacita também os participantes a desempenharem suas funções com maior segurança nas ações e trabalharem com a proximidade da comunidade.
Dentre os objetivos específicos destacam-se: a apresentação de conceitos relacionados à instrução tática individual, abordagem a pessoas e veículos, noções de conduta de patrulha rural e abordagem em edificações e áreas de vegetação. Além disso, o curso busca incutir nos policiais a necessidade de buscar constantemente o conhecimento e aprimoramento das técnicas relacionadas à sua profissão, bem como corrigir procedimentos inadequados.
O curso disponibiliza 30 vagas destinadas aos policiais militares que atuam no policiamento ostensivo das unidades policiais militares da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado, pertencentes aos Grandes Comandos e Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), previamente indicados pelas respectivas unidades militares.
As aulas são ministradas das 7h30 às 17h30 e utilizam uma metodologia de ensino que combina aulas expositivas e aulas práticas, empregando técnicas metodológicas como resolução de problemas, estudo de caso, seminários, palestras, ocorrências e operações simuladas, entre outras.
As instruções são ministradas no 14º Batalhão Policial Militar (14ºBPM), no Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e estande do GAP/SAP. Dentre as disciplinas abordadas no curso incluem “Conduta de Patrulha Rural”, “Policiamento de Aproximação”, “Primeiro Interventor em Rastreamento Humano”, “Processo de Abordagem Policial e Instrução Tática Individual”.