Em uma cerimônia acompanhada por familiares, amigos e novos colegas de farda no Estádio Willie Davids, em Maringá, 387 homens e mulheres tornaram-se na noite desta quinta-feira (14) novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A formatura, que contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, marca o reforço imediato do policiamento em 116 municípios de toda a região Noroeste e em partes das regiões Centro-Oeste e Norte do Estado.
Os novos profissionais da segurança pública ficarão sob a responsabilidade do 3º Comando Regional, que engloba os 4º, 7º, 8º, 11º e 25º Batalhões de Polícia Militar, além das 3ª e 6ª Companhias Independentes.
Em seu discurso, Ratinho Junior frisou o impacto gerado com o aumento do efetivo policial em todas as regiões do Paraná, que totalizam 2.482 PMs espalhados pelos cinco Comandos Regionais da Corporação. “A segurança pública se faz primeiramente com capital humano, com forte presença física dos policiais nas ruas, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade no Estado”, afirmou o governador.
Ao elencar aquisições recentes de diversos equipamentos e veículos para Polícia Militar, Ratinho Junior defendeu também a valorização dos profissionais com a estrutura adequada para as rotinas de trabalho. “Recentemente, adquirimos mais 800 novas viaturas, mais de 20 mil pistolas, mil fuzis e dois novos helicópteros do Projeto Falcão para dar o suporte necessário para que os policiais prestem um bom serviço à população”, acrescentou Ratinho Junior.
REGIÕES–A primeira e maior formatura ocorreu na terça-feira (12), em Curitiba, onde 1.452 soldados dos 1º, 4º e 6º Comandos Regionais foram integrados à Corporação, reforçando o policialmente na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do Estado . Na quarta-feira (13), foi a vez de mais 362 policiais se formarem para atuar a partir do 2º CRPM nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí . A conclusão desta leva de formaturas está marcada para esta sexta-feira (15) a noite, no Estádio Olímpico de Cascavel.
Na avaliação do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, as contratações de novos policiais resolvem um problema histórico da Polícia Militar do Paraná. “Estes novos policiais são importantíssimos para a região e para o Estado como um todo, pois nós tínhamos alguns postos que estavam fechados por falta de efetivo. Com estas contratações e novas que estão sendo feitas e a distribuição técnica destes profissionais pela Polícia Militar, estes postos serão reabertos, melhorando a qualidade de atendimento à sociedade, até porque estrutura não nos falta”, disse.
TREINAMENTO– Todos esses policiais aprovados no concurso público da PMPR realizado em 2020 passaram peloCurso de Formação de Praças. A capacitação durou 10 meses – entre agosto de 2022 e maio de 2023 – na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.
No local, os soldados em formação passaram por um treinamento constituído de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, entre outras, visando a capacitação para o exercício da atividade policial militar.
Na sequência, os profissionais participaram de um período de estágio operacional de três meses, período no qual foram acompanhados por outros policiais veteranos em operações de campo já nas regiões onde passarão a atuar formalmente a partir de agora.
De acordo com o comandante do 3º CRM, coronel Ademar Carlos Paschoal, o conteúdo programático das etapas de formação visa a capacitação plena para o exercício das atividades. “São policiais bem treinados, que passaram por um curso de formação muito bem formatado, e que saem daqui completamente aptos para trabalhar em campo nos 116 municípios vinculados ao Comando Regional”, explicou.
Um desses novos soldados é Reinan Morais da Silva, que atuará no 11º Batalhão, em Campo Mourão. Ele contou que o período de capacitação foi muito intenso. “A gente sai do meio civil para o militar e precisa se adaptar a cada dia. Foi mais de um ano entre o curso e o estágio em que nós pudemos aprender muito com excelentes instrutores que nos preparam para atendermos as pessoas do jeito que elas merecem. Foi uma experiência única e uma honra poder ser declarado soldado primeira classe da Polícia Militar do Estado do Paraná e eu não tenho palavras para expressar essa emoção”, revelou.
Para a soldado Natali Takashima, uma das 467 mulheres fazem parte da nova turma de policiais militares no Paraná, a sensação também é de orgulho. “Foi muito intenso, precisamos passar um longo período longe da família, mas eu entrei querendo dar o meu máximo”, contou.
A nova policial atuará a partir da Companhia Independente de Loanda e espera que o aumento da representatividade feminina na corporação signifique uma aproximação com as demais mulheres paranaenses. "Acho muito importante termos cada vez mais mulheres na PMPR, demonstrando a nossa força e que nós também somos capazes de fazer parte da corporação, além de poder atender outras mulheres, como aquelas que são vítimas de violência doméstica”, concluiu.