Centenas de alunos da rede estadual de ensino desfilaram em meio a milhares de pessoas na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba, na manhã deste 7 de setembro. Eles representaram 13 escolas estaduais da região, em cena que se repetiu em todas as cidades que comemoraram a Independência do Brasil.
Com organização do Governo do Estado e da 5ª Divisão de Exército, o desfile da Capital também teve a participação de alunos de escolas municipais, de escoteiros e de militares. Por fim, o público presente em grande número na avenida assistiu à tradicional passagem dos blindados, veículos da Segunda Guerra Mundial e forças de paz.
“Foi uma mistura de nervosismo e emoção por esse dia”, contou Mirella Makoski Lino, aluna do 6º ano do Colégio Cívico-Militar Senhorinha de Moraes Sarmento. “Esse é um dia de orgulho que não tem como descrever”, completou a mãe, Kelly Makoski.
Melany Ferreira Santos, do 8º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Luiz Carlos de Paula e Souza, desfilou pela segundo vez consecutiva. “A sensação foi incrível. A mesma emoção que já tinha sentido ano passado voltou com a mesma força”, comemorou. “Desfilar é fazer parte da nossa história”.
A diretora do Colégio Cívico-Militar Segismundo Falarz, Denise Tobias, disse que os alunos se prepararam durante meses para este momento. Cinquenta e dois participaram do desfile desta manhã e ela também participou. “É especial estar ao lado deles nesse momento. Muitos esperam ansiosos por essa época”, disse.
Silvana Avelar, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR), representou a pasta na solenidade. “Foi um momento único para os nossos estudantes, porque se prepararam, se mobilizaram, quiseram estar aqui fazendo parte desse dia emblemático”, elogiou.
Os desfiles também marcaram o encerramento da programação da Semana da Pátria, que foi celebrada nas mais de duas mil escolas estaduais do Paraná.Em 2023, o Brasil completou 201 anos da Independência. A data é considerada uma das mais importantes para o País, assim como a Proclamação da República, que aconteceu em 1889.